RO, Segunda-feira, 06 de maio de 2024, às 17:34



RO, Segunda-feira, 06 de maio de 2024, às 17:34


Do garimpo à indústria sem carbono – Fiero completa 37 anos de apoio a transformação de Rondônia

A Fiero defende um novo modelo industrial, o combate às desigualdades regionais e o protagonismo da Amazônia para uma economia verde

PORTO VELHO – Hoje, a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) completa 37 anos de existência, com uma história vinculada ao desenvolvimento de Rondônia. Nascida na mesma década da criação do estado, a Fiero se consolida defendendo ações importantes, como a luta pela melhoria de sua infraestrutura e bandeiras audaciosas como a saída para o Pacifico. Essa visão futurista da Fiero de então, resultou na criação da nova rota terrestre, com grandes oportunidades de intercâmbio comercial e cultural com os países andinos e, principalmente, oportunizando acesso aos portos do Pacífico e ao pujante mercado asiático.

Marcelo Thomé é o atual presidente da Fiero neste ciclo de transição para a indústria descarbonizada

Agora, comemoramos o anúncio da construção da ponte binacional que ligará Rondônia à Bolívia.

Na certeza de que não poderia haver desenvolvimento industrial do estado se não dispusesse de segurança energética, a Fiero também esteve presente como um dos principais atores contra às forças contrárias à implantação das usinas Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira. Juntas, as duas usinas têm potência instalada de mais de 7.000 MW, tornando Rondônia um grande produtor e exportador de energia limpa para todo o país.

- Advertisement -



Diante das transformações mundiais ao longo desses anos e a preocupação com a preservação ambiental, a Fiero incentiva e apoia a transição do parque industrial, com vistas aos novos modelos e caminhos da indústria.

A Fiero defende um novo modelo industrial, o combate às desigualdades regionais e o protagonismo da Amazônia para uma economia verde, e assim se tornar como referência de uma posição mais forte do setor produtivo brasileiro por uma economia mais sustentável. Investimentos em tecnologias limpas, para reduzir as emissões de carbono e adotar processos de produção mais eficientes, a indústria não só contribui para a proteção do meio ambiente, mas também impulsiona a sua própria eficiência e competitividade.

Para atender ao moderno e exigente mercado de trabalho, que exige melhor formação profissional dos jovens para o seu ingresso a Fiero, mediante seus braços operacionais Sesi, na educação básica, Senai, na educação profissional e do IEL, na capacitação empresarial e estágio, desenvolve várias atividades e ações relevantes nestas áreas.

Sempre agindo no interesse do setor produtivo local, a Fiero tem acompanhado e contribuído com os poderes constituídos, em todos os níveis, com proposições que resultem na desburocratização, na segurança jurídica na melhoria do ambiente de negócios, na expansão dos investimentos e na produção industrial de modo a resultar na geração de emprego e renda para a população rondoniense.

Certamente o futuro reserva ainda grandes desafios para a Fiero, na sua incessante luta pela industrialização e desenvolvimento do estado, que necessita de melhoria e expansão na sua infraestrutura de transporte e principalmente agregar valores aos bens aqui produzidos.

Por: Marcelo Thomé – Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia – Fiero






Outros destaques


+ NOTÍCIAS