RO, Segunda-feira, 06 de maio de 2024, às 5:38



RO, Segunda-feira, 06 de maio de 2024, às 5:38


DIA NA HISTÓRIA – Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas

PORTO VELHO – BOM DIA, 7 DE FEVEREIRO! RONDÔNIA: 1922 – Volta a ser instalada, de forma definitiva, a Comarca de Porto Velho, que desde 1917 fora reintegrada ao município de Humaitá (AM).

                                       COMEMORA-SE

Dia do Gráfico. Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas

Católicos lembram São Ricardo e São Pio IX

- Advertisement -



                                          FOTO DO DIA

Estação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho, os funcionários da estação devidamente uniformizados, ao lado de, provavelmente (os de paletó) diretores da empresa. À esquerda, ao alto, local onde muito mais tarde foi construído um mirante enquanto, à direita, também ao alto, as três Caixas d’Água, que constam da bandeira de Porto Velho. Os trens deixaram de circular em 1972, mas a presença histórica da Madeira-Mamoré continua muito forte pela sua influência na ocupação inicial de Rondônia, sendo importante para o surgimento do Estado. O trem estacionado provavelmente está pronto para o início de uma outa viagem rumo a Guajará-Mirim, a mais de 300 KM de distância, devendo, antes, pernoitar em Abunã, a 200 KM.

                                               FATOS

BRASIL

1901 – Nasceu a sambista carioca Clementina de Jesus. Nasce o pintor, gravador, desenhista, ilustrador, Hector Julio Páride Bernabó, o Carybé. 1923 – João da Costa Pimenta lidera a greve dos operários gráficos (SP). 1969 — AI-6: são realizadas 33 cassações, dentre elas de 11 deputados da Arena, o partido do governo.

MUNDO

1857 — O escritor francês Gustave Flaubert é absolvido da acusação contra seu livro Madame Bovary, considerado imoral. 1984 — Os astronautas Bruce McCandless II e Robert L. Stewart fazem a primeira caminhada espacial sem estar ligado à nave-mãe, usando a Unidade de Manobra Tripulada (MMU). 1990 — Dissolução da União Soviética: o Comitê central do Partido Comunista da União Soviética concorda em desistir de seu monopólio no poder.

Lúcio Albuquerque – [email protected]






Outros destaques


+ NOTÍCIAS