RO, Quinta-feira, 10 de julho de 2025, às 0:32




RO, Quinta-feira, 10 de julho de 2025, às 0:32

DIA NA HISTÓRIA — Dia Mundial do Chocolate

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO — BOM DIA 7 DE JULHO — RONDÔNIA: 1911 – Pelo decreto 8.776 o presidente Hermes da Fonseca concede à construtora da Madeira-Mamoré o uso da faixa de150 mts para cada lado dos trilhos da ferrovia. 1940 – Inaugurada a estação telegráfica de Fortaleza do Abunã. 1951 –O Território do Guaporé tem pouco mais de 37 mil habitantes: Porto Velho (27.545) e Guajará-Mirim (9.583), segundo o jornalista Carlos Mendonça. 1955 – Membros da UDN em Porto Velho e Guajará-Mirim criticam o deputado federal Áureo Melo (PTB/AM) autor do projeto que muda a denominação do Território, de “Guaporé” para “Rondônia”.

1982 – Cinco meses depois da explosão de seu quartel, matando 11 pessoas (10 militares e um civil), a Polícia Militar inaugura o novo quartel em Cacoal.
1984 – O espetáculo “Sua Majestade o Sax” o Movimento “Grito dos Cantadores”, abre Sesc/PVh abre sua temporada de shows.
1986 – Produtos destinados às famílias vítimas da enchente do Rio Madeira, estão sedo vendidos por um funcionário da Defesa Civil, conforme o vereador Afonso Florência, que cobra ação da Polícia Federal no caso.

HOJE É

• Dia Mundial do Chocolate.
• Católicos celebram Festa de todos os Pontífices Romanos, Santos e Beatos, São Villibaldo, Beata Maria Romero.

BRASIL

1957 – Maracanã: Copa Roca, Brasil 1×2 Argentina. Pelé estreia e marca seu 1º gol pela Seleção, aos 16 anos. 2007 – A estátua do Cristo Redentor (RJ) é eleita uma das Novas 7 Maravilhas do Mundo.

MUNDO

1456 — Um novo julgamento absolve Joana d’Arc de heresia, 25 anos após sua execução.
1944 – Na Batalha de Saipan tropas japonesas fazem a maior “carga banzai” da Guerra do Pacífico.

FOTO DO DIA

A ENTREVISTA QUE DEMOROU UM DIA E NÃO ACONTECEU

Eu e a Fátima fomos a uma feijoada. Chegamos 13 hs e só tinha um caldo. Em minha vida de repórter já teve pauta “que caiu”, n’outras fui barrado, ou foram para o “congelador” porque o editor não foi autorizado a publicar etc.

Em 1978 fomos convocados para uma entrevista para as 8 do dia seguinte. Sobre uma matéria sobre o governador Humberto Guedes.

Convocados só eu (Alto Madeira), Paulo Queiroz (O Guaporé), Montezuma (A Tribuna) e o Maurício Fares (Rádio Caiari). Recém-chegado levamos, “de carona” o Jorcene Martinez.

Às 8 horas, nós lá. O jornalista Ciro Pinheiro, chefe da Imprensa palaciana avisa: “vai atrasar

um pouco”, e providencia café e água. Depois fica para 11, para as 14 (o Ciro avisa que o governador só fala com o Martinez).

Às 15: nem com o Martinez, quer as perguntas por escrito que ele responde até às 17, quando o Ciro (felizmente a turma o respeitava muito) avisa que não haverá entrevista.

Cada um de nós fez o que quis. O Queiroz (FOTO) foi tratar da “Coluna com foto da Bruna Lombardi”. Eu fui para a redação e escrevi “A entrevista que durou o dia todo e não aconteceu”.

Lúcio ALBUQUERQUE — 69 99910 8325

Comente, curta e acompanhe nossos conteúdos nas redes sociais!

spot_img

+ Notícias


+ NOTÍCIAS

Pular para a barra de ferramentas