RO, Quarta-feira, 01 de maio de 2024, às 22:31



RO, Quarta-feira, 01 de maio de 2024, às 22:31


Delegado Camargo denuncia descaso da Saúde em Ariquemes, com descarte de insumos e medicamentos em local impróprio

"Independente da minha atuação como parlamentar, encaminharei os fatos às autoridades competentes, para conhecimento e providências que entenderam cabíveis”, reitera Camargo

ARIQUEMES (RO) – O desprezo pelo semelhante demonstrado na maneira como os gestores públicos tratam a questão da saúde oferecida ao povo pobre (de Norte a Sul do Brasil) é de se questionar a validade do trecho da Constituição federal que vai do artigo 196 até o artigo 2022, que garante ser a saúde direito de todos e dever do Estado. Que dever é este que tem gente esperando durante sete anos por uma cirurgia e outros morrem sem conseguir o tratamento que preciso para continuar vivo? Em Ariquemes, logo ali, a 200 quilômetros aqui de Porto Velho, a situação não é diferente, mas um vereador até perdeu o mandato de tanto insistir em denunciar a situação.

Agora, é o deputado Delegado Rodrigo Camargo (Republicanos) que entra na questão e encaminhou, nesta semana, ofício à Prefeitura de Ariquemes e à secretaria municipal de Saúde, solicitando informações sobre o depósito de remédios e medicamentos insumos destinados a tratamento de pacientes renais, em um local impróprio para armazenamento, que é o antigo Hospital da Criança de Ariquemes, que está praticamente abandonado. O local tem servido de abrigo para pessoas em situação de rua e também é frequentado por usuários de drogas, que teriam acesso fácil aos produtos.

Constituição Federal Art. 196 – A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Camargo quer saber o que os produtos de uso médico-hospitalar estavam fazendo no local e quanto tempo estão depositados naquela situação. Camargo também quer saber quem é o responsável pelo depósito, se há algum tipo de autorização legal para esse tipo de armazenamento e quais as condições do material encontrado.

- Advertisement -



Veja o vídeo:

“Recebi inúmeras mensagens e vídeos denunciando um caso gravíssimo de suposto desperdício de dinheiro público destinado à saúde. Pelas imagens recebidas os fatos realmente são muito graves porque insumos para tratamento médico estão abandonados no antigo local onde funcionava o Hospital da Criança em Ariquemes e que hoje encontra-se abandonado e tomado por usuários de drogas. Já solicitei informações do município para esclarecer o que de fato está acontecendo na Saúde de Ariquemes, que também atende a região do vale do Jamari. Independente da minha atuação como parlamentar, encaminharei os fatos as autoridades competentes para conhecimento e providências que entenderam cabíveis”, disse o parlamentar.

O material médico-hospitalar, que, a princípio, pertence ao município foi encontrado abandonado pelo vereador cassado Rafael Fera em local supostamente impróprio para o armazenamento, onde qualquer cidadão poderia ter acesso, especialmente os frequentadores do local, que está abandonado pela administração municipal e sem nenhum tipo de vigilância.

Com informações da Assessoria de Imprensa

                                        Direito ao contraditório 

Momentos após a publicação pelo www.expressaorondonia.com.br da denúncia do deputado Delegado Camargo, a assessoria do deputado Alex Redano, que é marido da prefeita de Ariquemes, Carla Redano, enviou às 18h37, à nossa redação uma nota de esclarecimento da secretaria municipal de Saúde de Ariquemes sobre o caso.

Confira na íntegra a nota a seguir:

SESAUSEMSAU

Da Assessoria

*Matéria atualizada às 20h40





Outros destaques


+ NOTÍCIAS