RO, Quarta-feira, 01 de maio de 2024, às 21:17



RO, Quarta-feira, 01 de maio de 2024, às 21:17


Centro de reabilitação começa a atender em junho pacientes sequelados da capital; 50% da obra está pronta, ao lado do Hospital de Amor

PORTO VELHO (22-01) – A população de Porto Velho e região ganha, ainda este ano, um moderno Centro de Reabilitação. A obra, pouco divulgada até agora está sendo erguida na área do hospital de amor, no quilômetro 17 da BR-364 – saída para Candeias do Jamari – e o primeiro módulo deve começar a funcionar a população no próximo mês de junho.

O centro de reabilitação de Porto Velho é uma iniciativa da deputada Federal Sílvia Cristina (PDT-RO), que destinou emendas no montante de 32 e meio milhões de reais ao projeto.

- Advertisement -



Sílvia Cristina, que já viveu a experiência de enfrentar – e vencer – um câncer, vem canalizando suas energias como parlamentar federal de Rondônia na melhoria da estrutura de atendimento, com diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer aqui mesmo em Rondônia.

Para o primeiro Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer, inaugurado recentemente em Ji-Paraná, Sílvia destinou emendas parlamentares no valor de R$ 32,6 milhões e acompanhou a execução do projeto como um zeloso mestre de obras, indo semanalmente ver a evolução do trabalho.

O Centro de Prevenção e Diagnóstico do câncer com a marca do Hospital de Amor está em pleno funcionamento, em Ji-Paraná.

Nesta segunda-feira, 24, às 8h30, a deputada Silvia Cristina acompanhada do doutor Daniel Marconi, de Barretos, fará uma apresentação da obra à imprensa e à comunidade.

Como será o centro de reabilitação

A obra de 10.000 metros quadrados realizará, em parceria com o Hospital de Amor, trabalho de excelência e atenderá aos pacientes que necessitam de reabilitação, evitando e reduzindo o número de pacientes que o Estado tem de mandar a Brasília, para tratamento no Hospital Sarah Kubitschek. Serão reabilitados pacientes dentro do componente de atenção especializada, abrangendo reabilitação auditiva; reabilitação física; reabilitação intelectual; reabilitação visual; ostomia e em múltiplas deficiências.

Ao detalhar o trabalho que será oferecido pelo Centro de Reabilitação da Amazônia, a deputada esclarece que será realizado diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistida.

Ainda de acordo com a deputada Sílvia Cristina, para complementar a reabilitação, será implantada avançada oficina ortopédica para produção e disponibilização aos pacientes de todas as órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção como andadores, bengalas, muletas, e cadeiras de rodas elétricas e manuais. Esses aparelhos serão confeccionadas e adaptados a partir da prescrição do profissional de saúde para promover a autonomia pessoal, familiar e a inclusão escolar, social e profissional dos pacientes.

“Teremos no Estado de Rondônia um dos mais avançados Centros de Reabilitação da América Latina”, comemora a deputada em contato com o expressaorondonia.

Apaixonada e dedicada à pauta inclusão dos mais necessitados, Silvia Cristina explica que atualmente 13% da população de Rondônia, ou seja, 200.000 pessoas convivem com algum tipo de deficiência. “Essas pessoas e precisam e têm direito a um olhar e atendimento adequado para lhe proporcionar mobilidade e melhorar sua qualidade de vida”, acentua a deputada.

O Centro de Reabilitação também implantará um PET-Scan, para a realização de exames eficientes na detecção de cânceres, doenças do coração e problemas neurológicos. Um exame caríssimo e que será ofertado a nossa população rondoniense via SUS, sendo o único a ser realizado em todo o Estado.

www.expressaorondonia.com.br, com informações da Assessoria






Outros destaques


+ NOTÍCIAS