RO, Domingo, 19 de maio de 2024, às 18:36



RO, Domingo, 19 de maio de 2024, às 18:36


Cacau de Rondônia recebe reconhecimento de Indicação Geográfica

Indicação Geográfica (IG) na espécie Indicação de Procedência (IP) é válido para todos os municípios de Rondônia

Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau acontece em Rondônia | Foto: Frank Néry/ Governo de Rondônia

O cacau produzido em Rondônia recebeu, nesta terça-feira (14), o selo de Indicação Geográfica (IG) na espécie Indicação de Procedência (IP). O registro foi publicado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

? O selo de Indicação Geográfica é concedido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem.

De acordo com o Inpi, o cacau produzido em Rondônia “possui sabor inconfundível e uma gordura de qualidade diferenciada para a produção de alimentos achocolatados de consistências e sabores diversos”.

- Advertisement -



O pedido de reconhecimento do produto foi protocolado pela Associação dos Cacauicultores e Chocolateiros de Rondônia (Cacauron). O documento aponta que todos os municípios de Rondônia fazem parte da delimitação da área geográfica da Indicação Geográfica.

Robusta Amazônico

Além dessa IP, o estado possui uma Denominação de Origem (DO) para o café das Matas de Rondônia, o Robusta Amazônico. A área classificada como “Matas de Rondônia” na Identificação Geográfica abrange 15 municípios, sendo todos na Zona da Mata.

Café Robusta Amazônico | Foto: Armando Júnior

De acordo com os documentos apresentados pela Associação dos Cafeicultores da Região das Matas de Rondônia (Caferon), o café robusta amazônico de Rondônia é comprometido com a produção sustentável.

As condições ambientais e climáticas da região rondoniense, somadas ao trabalho especializado no manejo do solo, proporcionam a alta qualidade do grão.

Tambaqui de Rondônia

Entender a boca do tambaqui pode levar à melhor compreensão sobre os mecanismos de cicatrização da pele, avalia cientista | Foto: GETTY IMAGES

O peixe tambaqui amazônico, produzido na região do Vale do Jamari em Rondônia, também é reconhecido pelo Inpi e recebeu a primeira Indicação Geográfica (IG) na espécie Indicação de Procedência (IP).

De acordo com o Inpi, o tambaqui criado em Rondônia “possui atributos similares aos existentes em ambiente natural, sendo um produto de carne branca, com textura tenra, firme, macia e suculenta, de sabor marcante e peculiar”.

O pedido de reconhecimento do produto foi protocolado pela Associação dos Criadores de Peixes do Estado de Rondônia (Acripar).

Fonte: G1





Outros destaques


+ NOTÍCIAS