RO, Quarta-feira, 23 de abril de 2025, às 19:27







Briga pela presidência da Assembleia já fervilha nos bastidores; Ieda Chaves, Redano e Laerte articulam

PORTO VELHO – A vida política brasileira é uma efervescência sem fim. Mal acaba uma eleição já se começa a pensar – e a agir também – na próxima, que acontece daqui há dois anos, e nos cargos decorrentes da renovação determinada pelas urnas, como a mesa diretora da Assembleia Legislativa, cargos no primeiro escalão do executivo e, eventualmente, até uma vaga vitalícia de conselheiro no Tribunal de Contas, com o é o caso presente.

Mas a disputa mais pulsante do momento é a presidência da Assembleia Legislativa, que transforma o vencedor em presidente do Poder Legislativo Estadual.

Quem vai presidir a Assembleia Legislativa a partir de fevereiro do ano que vem?

Essa é a pergunta que lateja nos bastidores e quando se detém a observar o quadro constata-se que há vários postulantes a postos.

A lista pode começar com os campeões de voto da temporada, mas não há como não relacionar o nome do atual presidente, Alex Redano, reeleito fazendo campanha para o governador Marcos Rocha.

Redano seria o nome preferido do grupo para continuar no comando do Parlamento, ao menos por mais dois anos. Ele é um dos parlamentares que mais atuaram na busca da reeleição de Marcos Rocha e parceiro de primeira hora do Governador.

 

As conversas já começaram.

Outro nome importante no pacote de possíveis pretendentes à função é o da deputada de primeiro mandato Ieda Chaves.

Pode acontecer que ambos entrem em acordo, ficando dois anos da Presidência para cada um, como ocorreu na atual legislatura, com a primeira parte do comando nas mãos do também reeleito Laerte Gomes (o campeão de votos no Estado, para a ALE) e o próprio Redano.

Claro que as pedras ainda estão se ajustando, até porque a eleição recém terminou, mas as conversas já estão andando…

www.expressaorondônia.com.br, com informações do blog opiniadeprimeira




+ NOTÍCIAS


Operação Terra de Sangue investiga tentativa de homicídio e crimes ambientais...

Na última quarta-feira, 23, a Polícia Civil de Rondônia, por meio da 10ª Delegacia de Nova Mutum Paraná, deflagrou a Operação Terra de Sangue,...

Indígenas de Rondônia e Sul do Amazonas se reúnem para troca...

PORTO VELHO — De 22 a 25 de abril, o Centro de Cultura e Formação Kanindé, em Porto Velho, será palco de um encontro...

+Notícias