RO, Sábado, 27 de abril de 2024, às 2:49



RO, Sábado, 27 de abril de 2024, às 2:49


Blitz Educativa fortalece segurança no trânsito com Campanha ‘As rodovias e o Motociclista’

Equipamentos e itens de segurança para motociclistas

O Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Rondônia (Detran/RO) promoveu na terça-feira (5), uma blitz educativa na Avenida Calama, em Porto Velho, com o tema “As rodovias e o motociclista”, reforçando a segurança dos motociclistas conforme a Resolução nº 980 do Conselho Nacional de Trânsito – Contran.

A atividade foi promovida pela Divisão de Execução de Campanhas Educativas (Divec). Além da equipe da Divec, também participaram da ação agentes da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFAT).

Na ação, os servidores orientaram os motociclistas, prestando informações essenciais sobre transporte de crianças e outras práticas seguras, e entregaram materiais educativos.

- Advertisement -



A blitz foi bem recebida pelos motociclistas, recebendo elogios dos participantes, como o condutor Ricardo Silva. “Conhecemos o que determina o Código de Trânsito Brasileiro, mas na correria do dia a dia, por muitas vezes deixamos de fazer o que é certo, e esta atividade do Detran nos faz repensar sobre o que é mais importante, a nossa segurança no trânsito”, evidenciou.

O uso de capacete é obrigatório para o piloto e passageiro, pois, em caso de sinistro, pode reduzir em até 40 % o risco de morte, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No caso de capacete sem viseira, use óculos de proteção, para proteger os olhos contra pedras, insetos ou detritos que estejam nas vias.

Devem ser utilizados, ainda, calçados e roupas adequadas, especialmente para proteger braços e pernas; já chinelos e sapatos de saltos são desaconselháveis. À noite, a indicação é usar roupas claras ou com tecidos refletivos.

Agentes de educação e fiscalização realizaram a blitz educativa com foco nos motociclistas

O diretor-Geral da Autarquia, Léo Moraes expressou seu apoio às iniciativas educativas da EPT. “A blitz educativa reflete nosso comprometimento com a segurança no trânsito. Parabenizo a equipe, reforçando nossas ações, continuamente, em promover um ambiente viário mais seguro e educativo para todos”, pontuou.

A diretora da Escola Pública de Trânsito (EPT), Junaia Freitas Silva explicou que, “a blitz educativa é uma importante ação para conscientizar os motociclistas e promover práticas seguras no trânsito, contribuindo para a formação de condutores mais responsáveis e conscientes”, salientou.

As ações educativas da EPT fazem parte do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans, ao qual a Autarquia aderiu em 2022. O Pnatrans se alinha com as iniciativas da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Nova Década de Segurança no Trânsito, e com as políticas nacionais de trânsito e de mobilidade urbana; e estabelece metas para a redução de no mínimo 50% das taxas de mortes por grupo de habitantes e por grupo de veículos, no período de dez anos, de 2018 a 2028.

Texto e Fotos: Miro Costa





Outros destaques


+ NOTÍCIAS