RO, Quarta-feira, 19 de junho de 2024, às 16:38



RO, Quarta-feira, 19 de junho de 2024, às 16:38


Bioeconomia, sustentabilidade e descarbonização da indústria são temas de encontro na Fiero com embaixador da Áustria

PORTO VELHO – Bioeconomia, sustentabilidade, reflorestamento, crescimento da indústria rondoniense e  as vastas potencialidades da floresta Amazônica no contexto do desenvolvimento sustentável regional foram temas do encontro entre o embaixador da Áustria no Brasil, Stefan Scholz, e o presidente da Federação das Indústria de Rondônia, Marcelo Thomé. A visita de Scholz aconteceu nesta quarta-feira, 22.

Durante a conversa foram abordados também a relação bilateral da Áustria com as empresas em Rondônia e o interesse na agenda de sustentabilidade.

- Advertisement -



Por sua vez, o embaixador austríaco demonstrou interesse no potencial da indústria rondoniense e elogiou as iniciativas voltadas para a sustentabilidade.

“A Áustria reconhece a importância da cooperação internacional para enfrentar os desafios ambientais. Rondônia apresenta um exemplo de geração de energia limpa e renovável com suas indústrias, porém, precisamos conversar mais sobre como melhorar as metas de descarbonização do Brasil”, comentou o embaixador.

O presidente da Fiero se colocou à disposição para continuar os diálogos sobre inovação, bieoconomia, reflorestamento, carbono e como financiar esses setores e ajudar essa agenda em toda a região amazônica.

Como Porto Velho é considerado um hub para a logística de transportes rodoviária e fluvial, com possibilidades de implantação de ferrovias, no decorrer da reunião, Marcelo Thomé abordou também sobre as oportunidades de exportação para países do pacto andinos o comércio internacional.

A visita do embaixador a Fiero representa um marco significativo no fortalecimento das relações bilaterais entre Áustria e Brasil, além de reforçar o compromisso mútuo com a promoção do desenvolvimento sustentável e da cooperação econômica.

Para a Fiero, o encontro não apenas evidencia o interesse internacional na potencialidade econômica e ambiental de Rondônia, mas também sinaliza um passo importante em direção a parcerias estratégicas que possam beneficiar ambas as nações.

Saiba mais

Scholz é atualmente embaixador da Áustria no Brasil e também de Suriname. Constam em sua experiência profissional, passagens como embaixador em países como Irã, Nigéria, embaixador não residente na Guiné Equatorial, Congo, Camarões, Gabão, Chade, República Centro-Africana, entre outros países.

Já foi ministro e vice-chefe de missão em Pequim, diretor de programação estratégica da cooperação para o desenvolvimento no Ministério Federal Austríaco dos Negócios Estrangeiros, primeiro secretário da embaixada da Áustria em Washington DC responsável pelas relações económicas, assuntos agrícolas e políticas dos EUA em relação a organizações multilaterais.

Além de outras experiências profissionais e acadêmicas, participou de missão permanente da Áustria junto ao Escritório das Nações Unidas em Genebra, conselheiro, delegado junto a ACNUR, Organização Internacional do Trabalho – OIT, Organização Internacional do Trabalho para as Migrações – OIM, Coordenação de Ações Humanitárias – OCHA e outros.






Outros destaques


+ NOTÍCIAS