Foi com uma grande estrutura e apresentações recheadas de muita história que o Arraial Municipal abriu oficialmente o circuito junino em Porto Velho. Ao todo, mais de 20 atrações ditaram o ritmo nos dois dias de evento.
Na sexta-feira (19), nove grupos juninos, entre quadrilhas e bois-bumbás, abriram a programação. Na ocasião, o prefeito Hildon Chaves declarou aberto o circuito junino na capital.
“Prestigiar o Arraial Municipal é celebrar a nossa cultura local. E buscando trazer mais conforto e segurança à população, a Prefeitura investiu em arquibancada, decoração e espaço aos ambulantes que vendem comida típica. Já os grupos juninos são um show à parte e abrilhantam ainda mais a festa”, declarou.
A quadrilha junina A Roça É Nossa ficou responsável por abrir o circuito na capital. O grupo da zona Leste da cidade deu uma prévia do que está por vir nas próximas semanas.
“A gente ensaiou meses para o dia de hoje. No nosso meio, o Arraial Municipal é o pontapé, uma espécie de teste para as outras apresentações e competições que estão por vir. É uma responsabilidade muito grande, mas muito satisfatória”, afirmou a integrante da Roça É Nossa, Jojo Scott.
Para o público, a festa é uma das mais aguardadas do período junino. Clarissa Marques, moradora da zona Leste, atravessou a cidade para prestigiar a quadrilha do coração. “Gosto muito desse período do ano, mas ainda não tinha prestigiado o Arraial Municipal. É a primeira vez que venho para assistir a Roça É Nossa e gostei muito da organização, do show de fogos e da variedade de comidas”, afirmou a moradora.
Para que tudo pudesse sair como desejado, a Prefeitura mobilizou várias secretarias que atuaram no trânsito, na construção da estrutura, decoração, seleção das atrações, entre outras.
“Promover o Arraial Municipal é um trabalho de muitas mãos. Foram dias de muito planejamento para que tudo pudesse sair da melhor forma possível, conforme determinou o prefeito”, afirmou Godofredo Neto, presidente da Fundação Cultural do Município (Funcultural).
Já no sábado (20), a festa contou com a apresentação da Quadrilha Nova Junina do Orgulho do Madeira, do Boi-Bumbá Tira Teima, além de mais quatro apresentações de quadrilhas juninas e apresentação do Boi-Bumbá AZ de Ouro, encerrando a noite com o show da cantora A Gata Forrozeira.
Texto: Pedro Bentes