RO, Domingo, 27 de abril de 2025, às 19:30







Apertem os cintos, só mais um pouco: vai começar a retrospectiva 2022

PORTO VELHO – No ar há seis anos, o site de notícias Expressão Rondônia, apresenta aos leitores/internautas uma retrospectiva de 2022, ano repleto de transformações, mudanças, altos e baixos, escândalos, vaivém dos casos de covid-19, violência urbana e rural, eleições presidencial e estaduais, manifestações em frente aos quartéis, perdas de serviços e na indústria, e muito mais. 

De janeiro a dezembro de 2022, não faltaram notícias impactantes e o caro leitor, em sua sabedoria, se buscou a verdade dos fatos, ao acessar o Expressão encontrou o que buscava. Deixemos os “entretantos” e vamos aos “finalmentes”, como diria o famoso político populista e demagogo Odorico Paraguaçu (foto abaixo), da novela O Bem Amado, de Dias Gomes. Infelizmente, ele vem servindo de modelo para os políticos de Rondônia, um estado que não é Sucupira, mas certamente chega bem perto. Afinal de contas, a realidade não é espelho para a ficção?

Especialistas afirmam que o 2022 transcorreu sob a regência de Mercúrio, o planeta da comunicação, do intelecto e do raciocínio. Mesmo que pouco ou quase nada dessas habilidades tenha sido utilizado no decorrer deste ano emblemático e problemático. Pelo volume de acontecimentos, digamos, trágicos, não apenas pela violência, mas pelas mais de 700 mil perdas de vidas para a pandemia, isso também mencionando a corrupção em torno de um problema que assolou o mundo todo.

Janeiro começou assim, fevereiro não foi diferente. Já março parecia que…Quanto a abril…ah, ai veio maio…Lembram o que ocorreu em junho? Julho chegou com tudo e…dizem que agosto é o mês do…Seja bem-vindo setembro…Que alívio, pois é outubro…Novembro trouxe surpresas…Finalmente, dezembro…
Resumo da ópera…

SAÚDE
Hospitais de Rondônia fazem mais de quatro mil cirurgias eletivas 

Nos primeiros três meses deste ano, mais de quatro mil cirurgias eletivas (foto abaixo) foram realizadas pelo Hospital Regional de Cacoal; Hospital de Urgência e Emergência de Cacoal; Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II; Hospital de Campanha Central e Hospital Regional de Buritis. São aquelas consideradas simples, rápidas, já que o procedimento e a alta do hospital podem ocorrer com menos tempo.

De acordo com avaliação médica, os pacientes com condições menos urgentes são autorizados a esperar por algum tempo até a data da cirurgia. A realização dos serviços foi possível devido à queda no número de internações em relação à covid-19 no Estado. As unidades ficam localizadas em Porto Velho, Cacoal e Buritis e atuam nas ações reforçadas pelo Governo do Estado, com medidas realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

SERVIÇOS
Setor de serviços recua 0,2% de janeiro para fevereiro

O volume de serviços no Brasil caiu 0,2% em fevereiro deste ano na comparação com o mês anterior. O setor já havia tido uma queda de 1,8% em janeiro. Com isso, o segmento (foto abaixo) acumula perda de 2% nos dois primeiros meses do ano, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O setor se encontra 5,4% acima do nível de fevereiro de 2020, ou seja, do período pré-pandemia de covid-19, mas 7% abaixo de novembro de 2014, o ponto mais alto da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012. O volume de serviços cresceu 7,4% na comparação com fevereiro de 2021, 8,4% no primeiro bimestre (em comparação com o mesmo período do ano passado) e 13% no acumulado de 12 meses.

AS TRÊS MAIS
Transportes, serviços a famílias e atividades turísticas

Três atividades tiveram alta de janeiro para fevereiro: transportes (2%), serviços profissionais, administrativos e complementares (1,4%) e os prestados às famílias (0,1%). O agregado de atividades turísticas, também analisado pela pesquisa, teve um recuo de 1% no período.

Já a produção industrial brasileira cresceu 0,7% na passagem de janeiro para fevereiro deste ano. A alta eliminou apenas parte da perda de 2,2% ocorrida na passagem de dezembro para janeiro. O dado, da Pesquisa Industrial Mensal, foi divulgado pelo IBGE.

INDÚSTRIA
Altas de 2,8% em 12 meses; extrativismo e farmoquímicos se destacam

De acordo com a pesquisa, a indústria também acumula altas de 0,4% no trimestre e de 2,8% em 12 meses. Na comparação com fevereiro do ano passado, no entanto, houve queda de 4,3%. O acumulado do ano também tem perda de 5,8%. A alta de janeiro para fevereiro atingiu 16 dos 26 ramos pesquisados pelo IBGE, com destaque para indústrias extrativas (5,3%) e produtos alimentícios (2,4%).

Também tiveram altas importantes os produtos farmoquímicos e farmacêuticos (12,7%, foto abaixo), os veículos automotores, reboques e carrocerias (3,2%), a metalurgia (3,3%) e as bebidas (4,1%).Dez atividades tiveram perdas de janeiro para fevereiro, entre elas, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-1,8%) e celulose, papel e produtos de papel (-3,4%), que causaram os principais impactos em fevereiro.

AMOR A TODA PROVA
A morte trágica na moto contra o muro, diante da namorada

A dor da separação da mulher amada foi mais forte que a vontade de viver a vida sema mulher amada e tocar em frente tentando se reconstruir. Jhonatan Douglas Damião da Silva, de 27 anos, se matou de forma trágica ao acelerar sua motocicleta e se chocar em alta velocidade contra o muro da casa da ex-mulher, que recusou mais uma vez seu pedido de reconciliação.

A vítima que tinha passagens pela polícia e estava separado da ex-mulher, não aceitava o fim do relacionamento e tentava reatar o casamento.

CUIDANDO DA CIDADE
Ações da Prefeitura melhoraram principal avenida de Guajará-Mirim

Depois de anunciar a conclusão dos trabalhos de limpeza da Avenida 15 de Novembro, do centro da cidade até a rotatória da Duque de Caxias, limpando o canteiro central da via, o servidor Roberto dos Santos Silva, o Roberto do Mercado, ocupante de cargo comissionado, anunciou idêntica ação na área onde está erguido o Centro de Psicomotricidade, também conhecido como Centro de Recuperação.

Segundo o servidor, a prefeita Raissa Bento (MDB) conseguiu recuperar os recursos praticamente perdidos, possibilitando assim a construção desse importante instrumento para atender a população em suas necessidades.

OPERAÇÃO PADROEIRA
Agressores de mulheres presos na Capital

Cinco suspeitos de violência doméstica foram presos durante uma operação da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam). Durante a operação, chamada de Padroeira, a polícia também apreendeu duas armas de fogos e dezenas de munições.

Agentes prenderam outro suspeito de violência doméstica. Com o homem também foi encontrada uma garrucha, sem registro. A operação Padroeira continuou em Porto Velho.

VEREADOR DENUNCIA SECRETARIAS
PF constata desvio de combustível na Prefeitura de Cacoal

Sem apoio dos pares na Câmara Municipal, o vereador Paulo Henrique (PTB), jornalista e advogado de formação (foto abaixo), não desanima em sua tentativa de exercer o papel para o qual foi eleito. Assim, protocolou na Polícia Federal e no Ministério Público Federal, em Ji-Paraná, as denúncias que deveriam ter sido apuradas por uma comissão parlamentar de inquérito da Câmara.

Após ter sido rejeitada a proposta de criação da CPI, o  vereador decidiu agir por conta própria e foi até a sede da Polícia Federal para protocolar a denúncia do “escândalo do combustível”, devido à suspeita de desvio em diversas secretarias municipais. Procurou também o Ministério Público Federal para protocolar a denúncia, já que envolveu recursos federais da Educação e da Saúde.

SERVIDORES RECEBEM ADIANTADO
Economia rondoniense movimenta R$ 430 milhões do dinheiro antecipado

Os motivos nem seriam necessários explicar, já que toda vez que o estado libera recurso para circular na economia há uma onda virtuosa irrigando vários setores, mas é inegável que a antecipação em quase uma semana do pagamento dos salários dos servidores públicos do estado melhora o ânimo da economia, principalmente no comércio e no setor de serviços.

O governador Marcos Rocha determinou à sua equipe da área financeira que fosse antecipado o depósito dos salários do pessoal do Estado em quatro dias, em relação ao calendário previsto. Com dinheiro no cofre, o estado adiantou R$ 430 milhões aos servidores. Rondônia tornou-se um estado diferenciado em finanças, comparando a outras regiões brasileiras.

A NATUREZA AGRADECE
Novo marco do licenciamento ambiental destrava o desenvolvimento

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) defendeu a adoção de um novo marco do licenciamento ambiental, como forma de reduzir os processos burocráticos, padronizar os procedimentos e dar agilidade aos empreendimentos no setor. Ele também defendeu a produção nacional de fertilizantes e a adoção de regras que favoreçam a competitividade do agronegócio brasileiro.

“Creio que chegou o momento de termos uma política unificada e moderna para o licenciamento ambiental, para acabar com os entraves das resoluções do Conama e das políticas locais. Precisamos modernizar o marco legal do licenciamento ambiental, buscando reduzir a burocracia, agilizar os licenciamentos, e padronizar os procedimentos para diferentes tipos de licença.”

GRILEIROS EM POLVOROSA
PF põe 70 agentes na rua em operação contra grilagem de terras públicas

Antigamente esse cenário era raríssimo. Neste ano, a Polícia Federal realizou a Operação “Julius Caesar”, visando o combate a grilagem de terras no Estado de Rondônia. As investigações apontaram fraudes no processo de regularização fundiária de Gleba Pública Federal, localizada na área rural dos municípios de Pimenteiras do Oeste e Cerejeiras.

O esquema criminoso utilizava-se de “laranjas” e falsificação de documentos para fins de obtenção indevida de títulos de domínio rurais e posterior aquisição da propriedade por grandes empresários. Situação se agravou após o desestímulo do presidente Jair Bolsonaro ao Incra, Ibama e outros órgãos federais.

Na operação mais famosa do ano, 70 policiais federais cumpriram 19 mandados de busca e apreensão e sequestro de bens, em residências e empresas localizadas nos municípios de Vilhena, Pimenta Bueno, Cerejeiras, Ji-Paraná, Porto Velho, Guajará-Mirim e Campos de Júlio (MT). Todos os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Vilhena.

CONDENAÇÃO
Peculato e desvio de verba pública envolvem ex-prefeito Roberto Sobrinho

O ex-prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho (PT, foto abaixo), e o advogado Mário Sérgio Teixeira, ex-presidente da Emdur, são condenados pela Justiça de Rondônia a mais de dez nos de cadeia. Os dois foram condenados pelo juiz da Terceira Vara Criminal da capital em denúncia oferecida pelo Ministério Público que resultou em ação penal e condenou também, outros servidores da autarquia municipal.

O Ministério Público de Rondônia obteve condenações, pelos crimes de peculato e desvio de verbas públicas, em duas ações penais propostas contra o ex-prefeito e outras três pessoas que ocupavam cargos públicos na Administração Municipal, investigados na Operação Luminus. Os réus foram sentenciados as penas de reclusão e ressarcimento de danos, que ultrapassam o valor de R$ 400 mil.

ESTUPIDEZ HUMANA SEGUE FAZENDO VÍTIMAS
Arthur foi atingido quando participava de um grupo de motociclistas

A estupidez humana continua produzindo tragédias: Arthur Amora Ribeiro, 13, teve a vida interrompida por um tiro na cabeça, disparado por um insano que participava de um passeio reunindo grupo de motociclistas. Ele agonizou até a chegada do Samu.

A exemplo de milhares de outros adolescentes, Arthur aproveitava os momentos finais das férias escolares para empinar pipas na área da Avenida Guanabara com Rua Quintino Bocaiuva, quando passou pelo local o grupo de motociclistas que, segundo informações, tem o singelo nome de “1000 graus”.

Durante desentendimento entre um dos integrantes do “1000 graus” sacou uma arma e disparou várias vezes contra pessoas que estavam nesta área da Guanabara com a Quintino, na região central de Porto Velho. Arthur, que só queria terminar a tarde empinando pipas, acabou sendo atingido por um disparo na cabeça, por uma bala que não era para ele.

UM DIA…
Setor produtivo será beneficiado com a recuperação da BR-319

Defendida há anos pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) , a recuperação da BR-319 recebeu licença prévia do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O conhecido trecho do meio, localizado entre o Km 250 e o Km 656 poderá receber obras de reconstrução. A rodovia conta dois trechos pavimentados: os primeiros 198 quilômetros e os 164 quilômetros finais. Conforme documento emitido pelo Ibama, a licença prévia tem validade de 5 anos a contar da data da assinatura. No tocante a esta obra anunciada pelo Ministério da Infraestrutura, a recuperação desta parte da rodovia contribui na ligação do Amazonas, às demais regiões do Brasil.

Para a Fiero, a conclusão desta obra chamará atenção para novas perspectivas de investimento, fortalecendo a sustentabilidade, competitividade, a liberdade de empreender, o bem-estar social e, ainda, atenderá ao direito constitucional de ir e vir e as necessidades básicas com saúde e educação garantindo melhoria na qualidade de vida da população que vive no entorno da rodovia.

TESTES DE COVID
Compra superfaturada em plena pandemia

Em conjunto com o Ministério Público de Rondônia e a Controladoria-Geral da União, a Polícia Federal realizou a “Operação Polígrafo” para desarticular possíveis esquemas de fraudes na Secretaria Estadual de Saúde de Rondônia (Sesau) durante aquisição de 100 mil kits de testes rápidos para diagnóstico da covid-19. O valor total da contratação investigada passa dos R$ 10 milhões.

Durante as investigações foram notadas irregularidades na dispensa de licitação para compra dos testes, que não possuíam registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Também chamou atenção o superfaturamento no valor de cada unidade adquirida se comparado ao preço ofertado no chamamento público da Superintendência Estadual de Licitações.

UNIÃO FAZ A FORÇA, MAS ENVERGONHA ALE
Apoiado por 6 deputados, Geraldo da Rondônia quase escapa da cassação

A Assembleia Legislativa fez uma encenação típica destas que o Brasil vem assistindo há algum tempo em que representantes eleitos pelo povo para as Legislativas postergam os se negam a cumprir decisão judicial. É normal se ouvir que decisão judicial se cumpre e depois recorre.

Nos bastidores, a quem aposte que, assim como ocorreu no interminável processo de perda do mandato do ex-deputado Edson Martins, o movimento foi uma ação combinada entre os deputados, para manter por enquanto o deputado Geraldo da Rondônia como membro daquela Casa. Ele foi acusado de financiamento ilícito de campanha.

Seis deputados estaduais membros da mesa diretora do Poder Legislativo deram fôlego extra ao deputado Geraldo da Rondônia (PSC-Ariquemes) condenado pela Justiça Federal, com os direitos políticos suspensos e que deveria perder o mandato nesta terça-feira. Ele foi condenado a dois anos de prisão e a suspensão de seus direitos políticos. O juiz da 3ª Vara Criminal Federal, Walisson Gonçalves Cunha, encaminhou a decisão ao Parlamento, para a cassação de seu mandato, após o trânsito em julgado. A cassação do diploma consumou-se em agosto deste ano.

INFLAÇÃO
Segundo o Banco Central, 2022 fecha com 7,1%. Petróleo aumenta de novo.

O Banco Central elevou a estimativa de inflação para este ano. A revisão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 4,7% para 7,1%, ficando acima do centro da meta definida para 2022: 3,5%. A nova estimativa consta do Relatório de Inflação divulgado hoje (24), em Brasília, pelo BC e aponta que a probabilidade de estouro da meta varia de 88% a 97%.

Segundo a publicação, a instituição trabalha com dois cenários. No primeiro, considerado “de referência”, as projeções de inflação para 2022 ficam em torno de 10,6% nos dois primeiros trimestres do ano, caindo para 7,1% no fim do ano e para 3,4% em 2023. Esse cenário tem a probabilidade de estouro da meta de 97% e prevê que a taxa básica de juros, a Selic, feche o ano em 12,75%, caindo para 8,75% ao ano em 2023.

Já o segundo cenário, considerado alternativo, prevê que a inflação feche 2022 em 6,3%, caindo para 3,1% em 2023. Esse ambiente considera a hipótese de uma queda no preço internacional do petróleo, diminuindo o impacto do produto na alta dos preços no País. Nesse aspecto, o BC adota a premissa na qual o preço do petróleo segue aproximadamente a curva futura de mercado até o fim de 2022, terminando o ano em US$ 100 o barril e passando a aumentar 2% ao ano a partir de janeiro de 2023. A probabilidade de furar a meta é de 88%.

DOAÇÕES DE ÓRGÃOS SALVAM VIDAS
Colaboradores de transplantes colocam as pessoas em primeiro lugar

Em cinco anos, a equipe médica especializada do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro fez 480 cirurgias de transplante, beneficiando pacientes de Porto Velho e do interior do estado. Nesse período, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) totalizou 95 transplantes de rins e 385 de córneas.

O HB é hospital referência na região norte brasileira. A realização, remoção e transplante de órgãos no Estado de Rondônia já está autorizada pelo Sistema Nacional de Transplante (SNT). Em junho deste ano, a Sesau criou mais 49 leitos clínicos, dos quais, quatro leitos semi-intensivos. O hospital oferece residência para especialidades de acesso direto, pré-requisito em cirurgia geral e em pediatria.

“FORÇAS OCULTAS LUTANDO CONTRA”
Ivo Cassol ‘jogou a toalha’ e ficou fora das eleições

O jogo político é bruto e até mesmo um ‘brucutu’ como o ex-senador e ex-governador Ivo Cassol às vezes se vê obrigado a recuar. Assim, enfrentando a maledicência de seus adversários e aguardando o resultado de julgamento no Supremo Tribunal Federal, Ivo Cassol resolveu parar de ‘sangrar’ em público e anuncia sua renúncia à candidatura a governador nas eleições deste ano.

Centrou esforços para eleger a irmã, deputada federal Jaqueline Cassol ao Senado, mas ela não conseguiu a vaga.

“PATRIOTAS” NO CAMPO DE FUTEBOL
Foi a mais longa vigília desde a ditadura militar em Porto Velho

Nem chuva, nem cansaço – nada tirava o ânimo dos manifestantes acampados em frente à 17ª Brigada de Infantaria de Selva na mais longa vigília ocorrida em Rondônia desde o período militar instalado em 1964, também, no extinto território. Naquele período, os próprios soldados do Comando de Fronteira vigiavam dia e noite comunistas de Porto Velho, presos e suas dependências.

Apesar do piso do campo da Brigada ser encharcado após quase 12 horas de aguaceiro sobre a cidade, manifestantes há quase dois meses reunidos naquele lugar realizaram a tradicional “ceia natalina”, muitos inconformados com o líder maior, o presidente Jair Bolsonaro, que praticamente abandonou a todos a lamuriar, erguer bandeiras e lamuriar em diferentes quartéis do País.

Antes de viajar para os Estados Unidos, Bolsonaro declarou: “Nada justifica atos terroristas em Brasília”. Um imbróglio no qual se meteram empresários de grãos, donos de postos de gasolina, e pastores evangélicos. Em nome “de Deus, da Pátria e da Família”.
Nota: o presidente Bolsonaro voou sexta-feira para Orlando (EUA) em avião da FAB, com a esposa e cinco acompanhantes.

NA LUZ DO NATAL, TARIFA AUMENTA 20%
Poderia ser pior. No Amapá, o tarifaço de energia alcançou 33,02%

O aumento em Rondônia foi de 20%, decretou a Agência Nacional de Energia Elétrica. E se você, consumidor de energia elétrica em Rondônia, está na fila dos que reclamam dos índices dos reajustes das tarifas de serviços públicos, saiba que a “facada” poderia ser ainda maior, como aconteceu no longínquo Amapá.

Lá, acima da Linha do Equador, o reajuste na conta dos 190 mil consumidores atendidos pela Companhia de Eletricidade do Amapá terá que desembolsar mais 33,02% caso queiram continuar desfrutando do conforto e da modernidade proporcionados pela energia elétrica.

E em 2023, preparem-se, ela poderá ficar ainda mais “salgada”, se o Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado) aprovar o Projeto de Lei nº 2.703/2022, em tramitação na Câmara. Ele estabelece novos custos.

O CIDADÃO AGRADECE
Governo de Rondônia comemora diminuição de ações criminosas

O Governo Rondônia edita a cada final de ano, operações preventivas, com aumento da presença da Polícia Militar nas ruas para diminuir o índice de criminalidade, furtos e roubos nas áreas comerciais, industriais e residenciais.

Em Porto Velho, de acordo com dados do sistema de segurança colhidos pela coordenadoria de planejamento operacional, a presença da PM tem inibido a ações de criminosos neste período de fim de ano. Furto e roubo a pessoa são os crimes mais comuns nessa época e apresentaram uma significativa redução se comparado com o mesmo período do ano passado.

Para o porta-voz da Polícia Militar, tenente coronel Miranda, os resultados parciais evidenciam “um final de ano mais tranquilo para os rondonienses que estão indo às compras”. “Esses resultados significam que as ações da Polícia Militar têm sido coesas e eficientes na inibição do crime.”

ELEIÇÕES 2022
Lula e Alckmin são diplomados no TSE

No dia em que Brasília viveu horas de tensão em consequência de atos terroristas jamais vistos na Capital da República, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez a cerimônia de diplomação do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin.

O evento começou às 14h25 e foi realizado no plenário do TSE, em Brasília. Cerca de 400 convidados estavam presentes, entre eles, parlamentares, ministros de tribunais superiores e representantes de governos estrangeiros. Os ex-presidentes José Sarney e Dilma Rousseff também participaram da cerimônia. Do lado de fora, forte esquema de segurança foi montado para proteger a sede da Corte.

MARCOS ROCHA REELEITO
Coronel, ex-PSL, até se espanta: seu União Brasil ganha três ministérios

Analistas entendem que os irmãos Júnior e Sérgio Gonçalves aumentam seu poder decisório no Governo de Rondônia. Carioca de nascimento, Rocha prometeu mais uma vez, durante a campanha eleitoral, construir o Hospital Regional de Guajará-Mirim. Terá que entregar também o Hospital Regional de Rondônia (Heuro), com aproximadamente 400 leitos,no bairro Lagoinha.

O resultado da disputa do 2º turno revelou 444.011 votos para o governador reeleito Marcos Rocha, conforme o Tribunal Superior Eleitoral. A grande incógnita é como ele, bolsonarista de primeira hora, se comportará com o Governo Lula, que derrotou seu ídolo.

O adversário de Rocha, Marcos Rogério (PL), alcançou 47,35% dos votos. Quando foi eleito para o 1º mandato, em 2018, Coronel Marcos Rocha era novo no cenário político de Rondônia. Reeleito, ele vai para mais um mandato de quatro anos e, para surpresa geral, se depara com o seu partido, União Brasil), detentor de três ministerios no atual governo. Certamente, Rondônia, nascida de “bunda para a lua”, não estará órfã em tempo algum.

SAÚDE: O RISCO E A SAÍDA
Após o pico da Ômicron, vacinação pode bloquear coronavírus

O pico da variante Ômicron levou a um recorde de casos de covid-19 em todo o mundo no início de 2022, e a queda da curva que se seguiu a ele no Brasil traz o que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) considera uma janela de oportunidade para o controle da pandemia, que inteirou dois anos. Com menos casos e internações, diminui a pressão sobre os sistemas de saúde e crescem as chances de bloquear a transmissão do vírus e a formação de novas variantes aumentando a cobertura vacinal.

“Em um momento em que há muitas pessoas imunes à doença, se houver uma alta cobertura vacinal completa, existe a possibilidade de tanto reduzir o número de casos, internações e óbitos, como bloquear a circulação do vírus”, destacava o boletim do Observatório Covid-19 da Fiocruz no início de fevereiro deste ano, ao prever a queda de casos confirmada. Mas o País precisa avançar na vacinação e reduzir a desigualdade nas coberturas vacinais, que se dá tanto entre estados, como entre municípios e até entre populações dentro de cada cidade.

BAFAFÁ
Governador diz que Confúcio Moura deixou déficit; ex-governador reage

Na abertura da Feira Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná, o governador Marcos Rocha afirmou ter assumido o cargo, em 2019, “com sérios problemas financeiros e um déficit de R$ 426 milhões para pagar a folha dos servidores públicos”.

O senador Confúcio Moura (MDB, foto abaixo) reagiu, desmentindo o que disse “ser uma grande mentira, daqueles que, segundo ele, imagina-se que repetida sistematicamente vira verdade.” A assim, refutou a declaração de Rocha. Este, em seguida, desculpou-se, dizendo que “não se tratava do ex-governador, de quem é amigo”. Pior: sentindo-se atingido, o ex-governador Daniel Pereira (Solidariedade) processou-o por calúnia e difamação.

“Não me calarei mais diante de ofensas agressivas, falta de traquejo; é uma descortesia e uma despolidez sem tamanho”, lamentava Confúcio. Para ele, Rocha é “mal agradecido e deselegante.” E Daniel: “Tudo conversa para boi dormir, pois, em 2018, quem fez o orçamento de 2019, foi a mesma equipe que atuou ao menos nos dois anos iniciais do governo dele, liderados pelo secretário Pedro Pimentel, responsável pela Sepog – Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão.”

CONTANDO COM A IMPUNIDADE
PRF intercepta 100 kg de maconha transportada por dupla na BR-425

Dois homens resolveram fazer o que no tráfico de droga denomina-se ‘cavalo doido’, quando um carro é completamente carregado com droga (cocaína ou maconha, geralmente) sem nenhuma preocupação em ocultar o material transportado e tentam passar pelas barreiras policiais de uma determinada rodovia. E foram presos na BR-425, em Nova Mamoré, com quase cem quilos de maconha em um Fiat Pálio roubado. A Polícia Rodoviária Federal, que realizou a apreensão e prisão dos dois traficantes não informou se estavam vindo ou indo para a Bolívia.

Próximo ao Km 52, a PRF interceptou o carregamento de maconha do tipo skunk que era transportado por dois homens (motorista de 42 anos e passageiro de 25 anos). Eles viajavam em um Fiat Palio cinza, com registro de roubo/furto.

CRIME BÁRBARO E COVARDE
Corpos de Bruno e Dom Phillips chegam a Brasília para perícia

Os restos mortais encontrados nas buscas pelo jornalista Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira chegaram 16 de junho a  Brasília. Foram transportados de Atalaia do Norte (AM) para o Instituto de Criminalística da Polícia Federal, onde passaram por perícia. Os remanescentes humanos foram encontrados por agentes da PF depois que um dos suspeitos, Amarildo dos Santos, confessou o crime e indicou o local onde os corpos estavam enterrados.

Segundo o chefe da PF, Eduardo Fontes, o suspeito informou que o barco em que viajavam o jornalista e o indigenista tinha sido afundado e que o local onde os corpos foram enterrados era de difícil acesso, a mais de 3 km da margem do rio Itaquaí.

ADVOGADO PICARETA
Acusado de golpe milionário, o doutor Tosta está preso em Porto Velho

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por intermédio do Serviço Aero Policial em ação conjunta com a Delegacia Especializada em Repressão às Fraudes – Defraude e a Coordenadoria de Recursos Especiais realizou a transferência do advogado R.T.G (foto abaixo), acusado da prática de fraude milionária em Rondônia e no Acre.

A prisão do advogado ocorreu na cidade de Maringá (PR), semana passada. Ele apresentou-se à autoridade policial da Polícia Civil do Paraná, sendo devidamente formalizada sua prisão. Prontamente, o serviço aeropolicial de Rondônia foi acionado para realizar a transferência do preso ao sistema prisional do estado.

ZONA LESTE: DOIS MORTOS E DOIS FERIDOS
Preso monitorado é executado em ataque; executores não perdoam

Não adianta se esconder ou tentar escapar. quando os executores chegam está decretada a apena e a execução é certa, tirando de circulação normalmente criminosos monitorados pela malfada tornozeleira eletrônica, apenados do regime semiaberto ou outros envolvidos com crimes. Num ataque, dois foram mortos e outros dois foram feridos, um em estado grave.

Nas resenhas de mesa de bar, do Cai N’Água ao Ulysses Guimarães, o assunto tem sido tema de debate e muitos acreditam e que seja acerto de contas entre as facções e outros desconfiam que pode ser o próprio sistema fazendo a ‘assepsia necessária de uns meninos que não tem mais concerto para viver uma vida normal’.

DIREITOS
Rosangela Donadon destaca importância da inclusão indígena em eleições

A deputada estadual Rosangela Donadon (União Brasil) é autora de requerimento à mesa diretora da Assembleia Legislativa visando à aprovação de Voto de Louvor aos professores Aparecida Luíza Alzira Zuin, Marcus Vinícius Rivoiro e Marcelo Xavier, do Departamento Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Rondônia.

A parlamentar ressaltou a relevância dos trabalhos de extensão universitária desenvolvidos no Projeto “Política, Democracia e Comunicação: a participação dos povos indígenas no processo eleitoral 2022”, por eles coordenado.

Justificativa: “Trata-se de um justo reconhecimento à contribuição à democracia dada pelos docentes Doutora Aparecida Luíza Alzira Zuin, Doutor Marcus Vinícius Rivoiro e Mestre Marcelo Xavier, respectivamente coordenadora e vice-coordenadores do projeto de extensão universitária, cuja exemplaridade deve ser exaltada, para que repercuta em estímulo a ações análogas de outras instituições de ensino em nosso Estado”.

ARARAS NO TRÁFICO
Barquinho atravessando o rio trazia maconha e crack 

Diferente das grandes operações policiais que ocorrem esporadicamente, a operação Hórus da Polícia Militar e outras forças de segurança traz resultados mais efetivos no combate ao tráfico de drogas na fronteira de Rondônia com a Bolívia. Esses resultados aparecem exatamente porque a presença policial é permanente, possibilitando entender melhor a dinâmica das ações criminosas e estabelecendo vínculos de confiança com a comunidade.

Policiais atuantes na Operação Hórus em apoio a Operação Castanheira ll, composta pelo Exército Brasileiro e Batalhão de Polícia Ambiental abordaram um casal que fazia a travessia do rio Mamoré da Bolívia para o lado brasileiro. Encontraram algumas quantidades de pedra crack e maconha destinadas ao garimpo na região. Além da droga, os policiais também apreenderam dois aparelhos celulares, certa quantia de dinheiro em espécie – fracionado em notas de R$ 2,00, R$ 5,00 e R$ 10,00, envoltos em uma sacola plástica, e uma escopeta aparentemente artesanal, sem registro.

TRICAMPEÕES DO MUNDO
Argentinos vencem na simplicidade de Messi e são tricampeões do mundo

É como se cada gol, cada assistência, cada partida assombrosa, cada jogada inacreditável (impossível, inverossímil) tivesse sido um prólogo, uma preparação de décadas, para aquilo que aconteceria naquele domngo histórico: 18 de dezembro de 2022, na maior final da história das Copas.

Lionel Messi, o craque de uma geração, finalmente é campeão do mundo. A Argentina, com vitória de 4 a 2 sobre a França nos pênaltis, após um impressionante empate por 3 a 3 na soma de tempo normal e prorrogação, conquistou a Copa pela terceira vez.

Messi, com dois gols, um deles na prorrogação, comandou a façanha. Di María marcou o outro. Mbappé, também lendário, fez os três gols franceses e capitaneou a recuperação após a França estar perdendo por 2 a 0 – mas que acabou frustrada nos pênaltis

O título quebra um jejum de 36 anos da Argentina em Copas. Ela havia conquistado o Mundial em 1978 e 1986. Com isso, se isola como tricampeã, à frente de França e Uruguai, com duas taças, Inglaterra e Espanha, com uma. A Itália e a Alemanha aparecem à frente, com quatro títulos, superadas apenas pelo Brasil, com cinco.

FAMÍLIA UNIDA, ATÉ NO CRIME
Marido, mulher, cunhado, sogro e sogra Rua Bangu em feira livre de drogas

O tráfico de drogas é uma modalidade criminal considerada pelas autoridades policiais como a mola propulsora para vários outros tipos de crimes. E a coisa está tomando tamanha proporção que agora há famílias inteiras se dedicam a essa atividade criminosos como se negócio normal fosse. Mas os agentes do Denarc (antinarcóticos) aparecem para lembrar que crime é crime, não importa se é praticado em família ou isoladamente.

Foram apreendidos na Rua Bangu (Lagoinha): um drone; uma pistola calibre 380 com quatro carregadores; 15 munições; 88 porções de cocaína; 64 de maconha; dois tabletes médios das mesmas drogas; três veículos; colete balístico; máquina de cartão; além de mais de R$ 8 mil reais em espécie.

CIGARRO ELETRÔNICO
Ministério Público e a polícia combatem o vício em Vilhena

A constante reclamação por parte das escolas na cidade de Vilhena em função do aumento do uso de cigarros eletrônicos por estudantes levou a 2ª Promotoria de Justiça da Comarca, juntamente com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro, Vigilância Sanitária e Conselhos Tutelares, a realizar uma operação contra o uso desses dispositivos eletrônicos para fumar.

De acordo com a promotora de Justiça Yara Travalon Viscardi, que esteve à frente da operação, denominada “Absolem”, que faz referência a uma personagem da obra literária e cinematográfica “Alice no País das Maravilhas”, a atividade mobilizou 70 pessoas dos órgãos e instituições envolvidas. Ao todo 15 estabelecimentos comerciais foram visitados, dois chegaram a ser interditados pelos bombeiros e outros dois foram alvos de busca e apreensão por ofensa às normas do Estatuto da Criança e do Adolescente.

NEM MONITORADO DÁ SOSSEGO
Com tornozeleira, jovem é denunciado por tráfico e é morto pela polícia

Uma ação policial parcialmente captada por câmaras de segurança terminou na morte do suspeito Gabriel Victor Brito Pinto, 20, apenado monitorado por tornozeleira eletrônica, mas denunciado por continuar comercializando drogas.

Ele foi baleado em uma ação realizada por policiais militares e morreu no hospital João Paulo II. A ação correu à noite, na Rua da Paz, bairro Areal da Floresta, na zona Sul de Porto Velho.

REAJUSTE PARA TRABALHADORES
Hildon Chaves reajusta em 10% salários de trabalhadores da Emdur

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves anunciou reajuste de 10,06% para 91 trabalhadores da Emdur (foto abaixo). O benefício foi retroativo ao mês de maio, mês a partir do qual Hildon concedeu a mesma porcentagem de reajuste aos demais servidores da prefeitura.

Em conversa com os servidores, Hildon enalteceu todo o trabalho que a Emdur vem executando e reconheceu os resultados que a pasta tem entregado a sociedade. “Somente no ano passado executamos 120 quilômetros de asfaltamento e ampliamos a malha de infraestrutura da nossa capital. A Emdur tem papel de fundamental importância neste processo, pois além de recuperar e manter, a ação ampliou os pontos de iluminação do nosso município. Este aumento é o reconhecimento do empenho de cada servidor da Emdur”, destacou o prefeito.

QUEM DEIXA SAUDADES?

2022 está chegando a seu final e com ele vai levando muitas personalidades do meio artístico, futebolístico, saúde, política e por aí vai. O Expressão Rondônia encerra sua retrospectiva deste ano lembrando e homenageando personalidades nacionais e internacionais que partiram.
Em memória
Pelé – 82 anos – Rei do Futebol
Elizabeth II – 96 anos – Rainha da Inglaterra
Jô Soares – 84 anos – Apresentador, humorista e escritor
Gal Costa – 77 anos – Cantora
Erasmo Carlos – 81 anos – Cantor e compositor
Pablo Milanes – Músico cubano
Elza Soares – 91 anos – Cantora
Pedro Paulo Rangel – 74 anos – Ator
Milton Gonçalves – 88 anos – Ator e diretor
Isabel Salgado – 62 anos – Ex-jogadora de vôlei
Jean-Luc Godard – 91 anos – Cineasta
Lygia Fagundes Telles – 98 anos – Escritora
Arnaldo Jabor – 81 anos – Cineasta, cronista e jornalista
Dom Phillips – 57 anos – Jornalista
Bruno Pereira – 41 anos – Indianista
Nélida Piñon – 85 anos – Escritora
Breno Silveira – 58 anos – Cineasta
Éder Jofre – 86 anos – Pugilista
Luiz Galvão – 87 anos – Músico, poeta, compositor e escritor

Por: Humberto Oliveira 
Edição: Montezuma Cruz                                                                                        Edição final – Carlos Araújo

Fotos: Boas Energias, Rede Globo, Secom, Mundo Educação, Comunicação Prefeitura de Porto Velho, Agência Senado, Secom, BBC Brasil, Expressão Rondônia, Funai, Imagem de drone, Sesau, Documento da Polícia Civil, Lúcio Albuquerque, Energisa, Clarín, Roberto Stuckert, Futebol na Veia

www.expressaorondonia.com.br




+ NOTÍCIAS


Motorista atropela multidão e mata nove pessoas em festival de rua...

VANCOUVER - Um motorista atropelou uma multidão durante um festival de rua em Vancouver, no Canadá, na madrugada deste domingo, 27 (pelo horário de Brasília)....

Hoje tem Raízes Afro, um festival de culturas afro-brasileiras no Portal...

VILHENA - Neste domingo, 27, a Praça Nossa Senhora Aparecida, em Vilhena, o Portal da Amazônia, na entrada de Rondônia, será palco do "Raízes...

+Notícias