RO, Sábado, 10 de maio de 2025, às 21:53






Alunos do SESI-SENAI-IEL de Cacoal aprimoram o inglês no teste para comunicação internacional

O teste, que é de proficiência em língua inglesa, mede a habilidade dos estudantes em se comunicar em inglês, no ambiente escolar e principalmente em ambientes de negócios. Como forma de preparação para a prova final que acontece entre outubro e novembro, alunos do Novo Ensino Médio (NEM) da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal participaram e alcançaram excelentes resultados.

De acordo com a professora de inglês, Karine Della Martha, o Teste de Inglês para Comunicação Internacional (TOEIC) é voltado para o mercado de trabalho, e por esta característica, trata de temas do dia a dia do mundo corporativo, como reuniões, vendas, negociações e viagens. Algumas temáticas mais específicas também são cobradas na prova, como marketing e finanças.

O exame está atualmente separado em dois testes, explicou a docente, o primeiro avalia as capacidades receptivas (leitura e compreensão oral) e o segundo, avalia a produção de inglês (oralidade e escrita). “O TOEIC é aceito por várias instituições espalhadas em 160 países, entre eles, grande parte das universidades dos Estados Unidos e da Europa também. O aluno que possuir essa certificação poderá tornar-se apto para se candidatar a vagas em multinacionais’’, destacou Karine.

O exame de audição e leitura (Listening & Reading) tem duração de duas horas e trinta minutos. As duas provas são feitas no mesmo dia. No total, são 200 questões de múltipla escolha divididas igualmente entre cada uma das habilidades. A prova de Listening tem 45 minutos e é dividida em quatro partes: seis questões sobre fotografias, 25 questões no estilo “pergunta/resposta”, 39 questões sobre diálogos rápidos e 30 de diálogos curtos.

Já a prova de Reading pode ser feita em 75 minutos e consiste em completar 30 frases soltas e 16 dentro de um texto. Também é preciso responder a 54 perguntas sobre textos apresentados.

Karine disse ainda que outro ponto a se ficar atento é a variedade de sotaques. “Apesar do inglês cobrado ser o americano (já que ele é elaborado nos Estados Unidos), também podem aparecer sotaques de outros países na prova de Listening, como o australiano e britânico. Oficialmente, existem três provas disponíveis para quem quer fazer o TOEIC. O exame mais tradicional é o de Listening & Reading, que avalia as capacidades de escuta e leitura dos candidatos”.

Para o gerente das unidades de Cacoal e Rolim de Moura, Rodolfo Lentz Corrêa, “muitos estudantes sonham em trabalhar em uma multinacional ou desbravar o mercado de trabalho internacional, mas para concretizar esse sonho, muitas vezes é necessário ter uma certificação de proficiência no idioma inglês. E um destes certificados é o TOEIC”, disse.

spot_img



+ Notícias



+ NOTÍCIAS