PORTO VELHO — Um intenso confronto entre a Polícia Militar de Rondônia e integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) terminou com sete suspeitos mortos e um ferido, na tarde de quarta-feira (2), em Porto Velho. A ação ocorreu por volta das 17h20, no Beco São João, bairro Triângulo, após denúncias sobre uma reunião de membros armados da organização criminosa.
De acordo com a Polícia Militar, os suspeitos estariam celebrando o aniversário de um ano da morte de um dos líderes da facção e planejando possíveis ataques a rivais. Quando os policiais se aproximaram do local indicado, teriam sido recebidos a tiros, o que resultou em confronto. Os agentes revidaram, e sete homens foram mortos. Um oitavo suspeito, baleado, foi socorrido e permanece sob custódia no Hospital João Paulo II.
Todos os envolvidos, segundo a PM, tinham passagens pela polícia por crimes como homicídio, roubo, tráfico de drogas, porte ilegal de arma e participação em organização criminosa. As identidades foram divulgadas pelas autoridades, com destaque para um foragido da Justiça e indivíduos já investigados por participação em atentados violentos.
Durante a operação, os policiais apreenderam oito armas de fogo — entre pistolas, revólveres e armas de fabricação artesanal —, além de mais de 40 munições de diversos calibres, aproximadamente 1,5 quilo de maconha, celulares e dinheiro em espécie. A perícia técnica (Politec) esteve no local para os procedimentos legais.
A Polícia Militar reiterou seu compromisso com o combate ao crime organizado e destacou que a ação foi pautada na legalidade e na defesa da segurança da sociedade rondoniense.
Nota a Imprensa - Confronto PCC