PORTO VBELHO – O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, anunciou nesta terça-feira, 18, a suspensão das tratativas de fusão ou incorporação com o partido Podemos. Em carta enviada aos filiados e militantes tucanos, Perillo destacou que a decisão foi tomada com serenidade e responsabilidade, após um período de avaliação e diálogo com diversas lideranças. Assim Hildon Chaves, presidente estadual do PSDB se consolida como nome do partido na disputa pelo Governo de Rondônia.
“Não porque recusamos o diálogo, ao contrário, buscamos o entendimento até o último instante”, afirmou o presidente, destacando que o PSDB não abrirá mão de sua história, convicções e identidade. “Não podemos aceitar qualquer acordo que comprometa o que somos e o que ainda queremos ser”, acrescentou.
A possibilidade de fusão vinha sendo discutida nos bastidores da política nacional como uma tentativa de unificar forças do chamado centro democrático em meio à fragmentação do cenário político. No entanto, segundo Perillo, qualquer decisão dessa magnitude só seria tomada com ampla responsabilidade e o respaldo da militância.
Na carta, Perillo reafirma o compromisso do PSDB com a democracia, a inovação e a reconstrução do país. “Somos o partido que ajudou a estabilizar a economia, a consolidar a democracia e a fazer do serviço público um instrumento de transformação para todos”, escreveu.
O presidente nacional também traçou metas para o futuro do partido, com foco na construção de uma nova estratégia que respeite o legado tucano e projete novas possibilidades. Entre as prioridades estão a renovação de lideranças, o fortalecimento da presença do PSDB nos estados e municípios, e a preparação para as eleições de 2026.
“A história do PSDB não termina aqui. Pelo contrário, ela recomeça mais viva, mais consistente, consciente e ainda mais determinada do que nunca”, concluiu Marconi Perillo, convocando a militância a se unir em torno de um novo projeto partidário.
Fonte: Assessoria PSDB-RO