RO, Domingo, 15 de junho de 2025, às 10:09






RO, Domingo, 15 de junho de 2025, às 10:09

Imigrantes brasileiros: Como os outros países vêem o Brasil?

Os brasileiros não são muito bem vistos nos outros países, principalmente nos EUA, onde há uma forte imagem ligada à amazônia e ao carnaval, no lado negativo, afirma a empresária brasileira de destaque nos Estados Unidos, Sophia Utnick-Brennan

Os brasileiros que se aventuram em outros países e passam a refazer a sua vida em outra cultura muitas vezes se deparam com uma realidade: A forma como o Brasil e seu povo são percebidos no exterior.

Essa visão pode variar, mas em locais como os Estados Unidos e Portugal, predominam estereótipos que podem dificultar a adaptação de quem chega.

De um lado, os brasileiros são vistos como um povo alegre, hospitaleiro e limpo. A ideia de que o Brasil é um país de pessoas calorosas e felizes, apesar das dificuldades, é amplamente difundida. No entanto, essa mesma imagem muitas vezes esconde uma face menos positiva, marcada por preconceitos e estereótipos negativos.

Estereótipos negativos: Violência e exotização

Nos Estados Unidos, por exemplo, há uma percepção de que o Brasil é um país subdesenvolvido, dominado pela violência e associado a imagens superficiais, como a Amazônia e o Carnaval.

“Muitos acham que o Brasil é apenas um lugar altamente perigoso, onde a criminalidade impera, também existe uma visão exageradamente exótica sobre o nosso país, que muitas vezes reduz nossa cultura a festas e danças”.

“Por outro lado, os brasileiros são vistos como um povo alegre, hospitaleiro e limpo. A ideia de que o Brasil é um país de pessoas calorosas e felizes, apesar das dificuldades, é muito forte nesses países”, conta a empresária brasileira de destaque nos Estados Unidos Sophia Utnick-Brennan.

O desafio da adaptação

Para quem imigra, acostumar-se a essa dualidade de percepções leva tempo. De um lado, o carinho pelo Brasil e pelo povo brasileiro, de outro, os desafios de provar que o país e seus cidadãos vão além dos estereótipos.

“Com o tempo, conseguimos mostrar que somos mais do que a imagem que fazem de nós. Mas é um processo que exige paciência e resiliência e depende de cada um”, conclui Sophia.

Sobre Sophia Utnick
Empresária brasileira conhecida nos Estados Unidos por seus empreendimentos. Enquanto lá seu nome é sempre associado ao sucesso de suas empreitadas, por aqui é sinônimo de ajuda ao próximo. Mas não foi fácil chegar até aqui. Hoje ela é dona de uma empresa de distribuição de cerveja, uma das maiores no ramo, em Nova York. Também é proprietária de uma empresa de landscape, em Miami. Além de paisagista, atualmente tem se destacado também em produção na área cultural. Durante a pandemia da Covid-19, Sophia decidiu criar a Utnick Production, empresa que busca ajudar artistas iniciantes com despesas da carreira e a fazer contatos no meio para crescer profissionalmente. Alguns deles estão sempre presentes nas páginas de jornais, revistas e sites da web, como MC Lipinho Atrevido, Keila Ruama, Merson, DJ POP na Batida, da Love Funk e a TP Produtora.

Banner Social - Expressão RO

spot_img

+ Notícias


+ NOTÍCIAS