RO, Segunda-feira, 05 de maio de 2025, às 10:34




O DIA NA HISTÓRIA — Dia Nacional das Comunicações

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO — BOM DIA 5 DE MAIO 2025 — RONDÔNIA: 1865 – Nasce em Mato Grosso o patrono do Estado, Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. 1984 – O editorial do jornal Alto Madeira lembra ao governador Jorge Teixeira que sua briga com o município de Ji-Paraná só causa prejuízo ao Estado. 1984 – A direção do abrigo “São Vicente de Paula” inicia um projetor que visa manter os quase 100 internos em constante atividade, para que se sintam úteis.

1985 – A 10 dias da posse do ex-governador Ângelo Angelin no governo do Estado, seu partido, o PMDB, está dividido, na briga pelos melhores cargos n\a futura administração.
1987 – Elogiado por sua participação na Comissão de Tributos e Orçamento da Constituinte Federal, o deputado (RO) José Guedes deve ser o novo vice-líder da bancada do PMDB.
2006 – Em Porto Velho o escritor Luiz Carlos Cavalcanti edita o 1º número do informativo “Leitura no Ônibus”, com tiragem de 10 mil exemplares, quinzenal e distribuição gratuita em ônibus e outros locais.

HOJE É

• Dia Nacional do Líder Comunitário. Dia Nacional das Comunicações. Dia Nacional do Expedicionário. Dia do Marechal Rondon.
• Católicos celebram Santo Ângelo, São Núncio Sulplício.

BRASIL

Dia Mundial e Nacional da Língua Portuguesa.

MUNDO

1551 – Começa o Concílio de Constantinopla, que proclamou: Jesus é uma pessoa com as naturezas humana e divina, e que Maria pode ser chamada de “Mãe de Deus”.

FOTO DO DIA

(F. Livro “Rondônia”, de Roquete Pinto)

Há 140 anos nascia o brasileiro que o ex-presidente Theodore Roosevelt (EUA) cognominou “o maior bandeirante do Século XX”, cujo nome é escrito em letras de ouro no Livro da Sociedade Geográfica de Nova Iorque.

Citar todas as homenagens ao “Menino de Mimoso”, como referenciou o juiz Cesar Montenegro, mesmo resumidas, é extensa (*), uma delas ser o patrono do Meridiano 52 Oeste.

Batizado Candido Mariano da Silva, agregou o “Rondon” em honra ao tio que o abrigou na infância em Cuiabá, nome o tornou mundialmente conhecido, muito antes da designação “Rondon” ao ex-Território do Guaporé, como propôs Roquete Pinto, membro da missão de 1907 que sugeriu designar “Rondônia” as terras palmilhadas naquela viagem.

No entanto, Rondon é o maior exemplo de como personagens, que muito fizeram pelo Estado que leva seu nome. Pergunte a um estudante de Ensino Médio quem foi Rondon, ele, porque o estudo da História Regional não é considerado, não saberá explicar.

(*) https://www.al.mt.gov.br/midia/texto/rondon-desbravador-cientista-mato-grossense/visualizar

Lúcio Albuquerque — 69 99910 8325

spot_img

Dê um duplo clique no vídeo para ativar/desativar o áudio.



+ Notícias



+ NOTÍCIAS