RO, Sexta-feira, 25 de abril de 2025, às 16:53






Moradores do Nova Floresta recebem falsa orientação para descartar entulho e lixo nas esquinas; Semusb esclarece

“Nunca houve esse comando de jogar lixo no bairro Nova Floresta. Absolutamente nada foi autorizado pela prefeitura para essa área”, afirma Giovanni Marini.

Miro Costa

PORTO VELHO – Alguns bairros de Porto Velho ainda não estão contemplados com a operação ‘cidade limpa’ lançada pela Prefeitura, mas alguns moradores estão depositando lixo e entulhos em algumas esquinas da Zona Sul, alegando que receberam informação de que a operação já estaria chegando ao bairro. Na verdade, quem descarta entulho em local proibido está cometendo crime ambiental e pode ser punido.

A alerta é do secretário de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb) de Porto Velho, Geovane Marini, advertindo que o bairro Floresta, onde vem ocorrendo estes descartes irregulares, ainda não está contemplado com as ações da operação ‘cidade limpa’ e que a Prefeitura ou a Semusb não deram essa orientação aos moradores.

Teria, neste caso, então, os moradores recebido uma falsa orientação?

“Nunca houve esse comando de jogar lixo no bairro Nova Floresta. Absolutamente nada foi autorizado pela prefeitura para essa área”, afirma Giovanni Marini.

O esclarecimento do secretário Giovanni Marini ao jornalista Miro Costa se deu durante a entrega das chaves do residencial Porto Fino, nesta quinta-feira, 24, acentuado que nenhum morador do bairro Nova Floresta está autorizado a descartar entulhos nas calçadas ou esquinas da região.

O alerta vem após relatos de acúmulo irregular de resíduos em vias como as ruas Buritis, Redentor e Monte Azul.

Segundo o secretário, o bairro não está incluído na programação atual da operação Cidade Limpa, que nesta fase está concentrada nos bairros Caladinho, Aponiã e Tancredo Neves.

O secretário destacou que, apesar de a Semusb atender pontualmente ofícios de vereadores e lideranças solicitando limpezas específicas — como o caso de uma esquina na Rua Monte Azul — isso não significa que o bairro esteja oficialmente dentro da operação.

A orientação da Semusb é clara: a população só deve descartar entulhos quando houver aviso oficial da prefeitura, seja por meio da imprensa, carro de som, rádio ou perfis oficiais nas redes sociais. Fora disso, o descarte é considerado irregular e pode configurar crime ambiental.

“A população precisa entender que só pode jogar o entulho quando estiver dentro da programação oficial. Fazer isso por conta própria pode trazer transtornos e consequências legais.

A Sema, inclusive, pode atuar nesses casos”, reforçou o secretário.

A Prefeitura de Porto Velho segue com a operação Cidade Limpa de forma organizada e escalonada, bairro por bairro.

A colaboração da população é essencial para manter a cidade limpa e evitar multas ou notificações.

Denúncias de descarte irregular podem ser feitas à Semusb ou diretamente à Sema.

Texto e fotos: Miro Costa

www.expressaorondonia.com.br

Dê um duplo clique no vídeo para ativar/desativar o áudio.



spot_img


+ Notícias



+ NOTÍCIAS