RO, Quinta-feira, 24 de abril de 2025, às 21:44






O DIA NA HISTÓRIA – Dia Nacional da Família na Escola

1989 – O presidente da Assembleia Legislativa deputado Osvaldo Piana levou à secretária de Planejamento, Janilene Melo, as queixas de aposentados na demora de receberem seus salários

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO – BOM DIA, 24 DE ABRIL DE 2025! RONDÔNIA: 1919 – Instalado em 1915, com dezenas de árvores já plantadas, o Horto Municipal está sendo destruído por vândalos. 1921 – Para o jornalista Álvaro Maia, a dependência amazônica da economia pela produção da borracha prejudica Porto Velho, garante o jornalista Álvaro Maia, que de janeiro de 1922 a dezembro de 1923 seria prefeito do município. 1951 – Criado em 1942, o Aeroclube de Porto Velho realiza uma série de atividades, incluindo voos panorâmicos pilotados por seus ex-alunos.

1976 – Em 2º mandato, o deputado federal Jerônimo Santana nega que só saiba criticar, citando ter 2 projetos que considera de altos níveis, em fase final de montagem, mas não citou suas áreas.

1984 – Por falta de incentivos e correção de preços, a produção da borracha natural na Amazônia está condenada, denuncia o deputado federal (RO) Chiquilito Erse.

1989 – O presidente da Assembleia Legislativa deputado Osvaldo Piana levou à secretária de Planejamento, Janilene Melo, as queixas de aposentados na demora de receberem seus salários.

                                   HOJE É

Dia Nacional da Família na Escola*. Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Dia Internacional do Milho. Dia Internacional do Jovem Trabalhador. Dia Mundial da Medicina Veterinária.

*A ideia da celebração vem da intenção de homenagear a “instituição familiar” e seu papel na vida em sociedade

Católicos celebram Festa da Conversão de Santo Agostinho, Santas Maria Cleófas e Salomé, Santa Maria Isabel Hesselblad, São Fidélis de Sigmaringa.

                                FOTO DO DIA

                                   Os dois ministros (III)

Mário David Andreazza fora ministro dos Transportes nos governos Costa e Silva e Médici. Em 1979 o presidente João Figueiredo o nomeia ministro do Interior, sendo certo que a nomeação do ex-prefeito de Manaus Jorge Teixeira tenha sido indicação sua.

Ao contrário de Rangel Reis, que era civil, Andreazza era coronel da reserva do Exército, e nas duas vezes que fora ministro tornou-se responsável por grandes obras, como a ponte Rio-Niterói e a rodovia Transamazônica.

Em sua gestão no Ministério dos Transportes, foi aberta a rodovia BR-319, ligando Ma naus a Porto Velho. Quando ministro do Interior teve importantes participações em projetos de grande valor para Rondônia.

Dentre esses estão o asfaltamento da BR-364, a construção da Hidrelétrica de Samuel iniciada em 1982. Mas o grande momento do ministro Mário Andreazza foi relativo ao projeto de estruturação básica para que Rondônia desse os seus primeiros passos como Estado.

Na foto, Andreazza (à direita) com Figueiredo © e Teixeira inaugurando o asfalto da BR-364

                                         FATOS

BRASIL

1992 — Nasce Rafaela Silva, a 1ª brasileira campeã mundial e Olímpica (1916) de Judô. 1982 — Morre Sérgio Buarque de Holanda (n. 1902), historiado e escritor brasileiro.

MUNDO

1914 — Apresentado à Sociedade de Física Alemã um pilar da mecânica quântica feito por Franck-Hertz. 1967 — O cosmonauta Vladimir Komarov (n. 1927), URSS, torna-se o 1º ser humano a morrer em missão espacial. 2005 – O alemão Joseph Aloisius Ratzinger (n. 1927) torna-se o 265º papa da Católico, papa Bento XVI.

Lúcio Albuquerque – 69 99910 9325


Dê um duplo clique no vídeo para ativar/desativar o áudio.



spot_img


+ Notícias



+ NOTÍCIAS