RO, Quinta-feira, 24 de abril de 2025, às 3:26






Palestra gratuita marca o Dia Internacional da Mãe Terra em Porto Velho

Evento promovido pela Nova Acrópole reflete sobre a unidade entre o ser humano e o planeta; nesta quarta-feira, 23, às 19h30

PORTO VELHO — Para lembrar que todos os seres compartilham a mesma origem e vivem em uma interdependência profunda, a Nova Acrópole Porto Velho realiza, nesta quarta-feira (23), às 19h30, uma palestra aberta e gratuita com o tema “As relações entre o planeta Terra e o corpo humano”. A atividade celebra o Dia Internacional da Mãe Terra, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e comemorado no dia 22 de abril.

Com o tema central “A busca da Unidade para além das diferenças”, a iniciativa propõe uma reflexão profunda sobre o elo entre os ciclos da natureza e a constituição do ser humano, destacando que corpo, mente e espírito estão intimamente conectados ao meio ambiente.

A palestra é gratuita, aberta ao público e será realizada na sede da Nova Acrópole Porto Velho, localizada na rua Paulo Leal, nº 1425, Centro.

Unicidade

“Nosso corpo é a primeira terra que habitamos, o primeiro ecossistema pelo qual somos responsáveis. Cada excesso ou negligência com ele — seja no alimento, no descanso, no movimento ou na emoção — gera impactos que vão além de nós, refletindo-se no mundo ao nosso redor”, comenta o diretor nacional da Nova Acrópole no Brasil área Norte.

“Cada região, cada pedaço, cada rio, cada mar tem suas características que o diferenciam mas também pode se unir, este é nosso dever em relação a Terra, se ela é única, mesmo reconhecendo suas diferentes partes, o ideal é conjugá-las e não separá-las”, escreveu a filósofa Délia Steinberg Guzmán analizando sobre a necessidade do ser humano desenvolver discernimento, respeito e melhor convivência. Este pensamento vai ao encontro do tema deste ano “A busca da Unidade para além das diferenças”. promovido por Nova Acrópole em seus eventos em 2025.

A filósofa e pedagoga Aline Freitas, instrutora do curso de Filosofia Para Viver, explica que até na raiz da palavra Universo traz a ideia do Uno e do Verso ao mesmo tempo. “Antes do período clássico da filosofia, de Sócrates, Platão e Aristóteles, os pré-socráticos ou filósofos da natureza cinco séculos antes de Cristo, nas escolas de Mileto, Pitagórica, Eleia e Éfeso já buscavam resposta sobre o que é a Terra”, explica.

Sustentabilidade

Para a profa. Lúcia Helena Galvão, também instrutora da Nova Acrópole há mais de 35 anos, para preservar a Terra é preciso tornar o ser humano mais celeste, ou seja, a humanidade precisa elevar a consciência de valores e sabedoria. “Sustentabilidade é agir de forma que nossas necessidades do presente não comprometam as de amanhã. Assim, se não atuarmos nas causas dos problemas, seremos paliativos e superficiais”, argumenta.

E recorda ainda uma frase da escritora Helena Blavatsky sobre a necessidade dos seres humanos desenvolverem sensibilidade para aprender com a natureza: “Se todos os livros fossem destruídos somente os ignorantes perderiam, pois os sábios leem na natureza”.

Serviço:

Palestra: As relações entre o planeta Terra e o corpo humano

Local: Nova Acrópole Porto Velho – Rua Paulo Leal, 1425, Centro

Data e horário: Quarta-feira, 23 de abril, às 19h30

Entrada gratuita

Mais informações em: https://acropole.org.br/portovelho/


Dê um duplo clique no vídeo para ativar/desativar o áudio.



spot_img


+ Notícias



+ NOTÍCIAS