RO, Terça-feira, 22 de abril de 2025, às 22:31






‘Concerto de Quintal’ emociona público na primeira exibição pública em Porto Velho

PORTO VELHO — A primeira exibição pública do longa-metragem Concerto de Quintal reuniu uma multidão no Mercado Cultural de Porto Velho na noite da última quarta-feira, 16, em um evento marcado por muita emoção e celebração da diversidade musical porto-velhense. Mesmo com chuva, o público se manteve presente até o final e participou de um bate-papo com parte da equipe de produção.

Partindo dos quintais como espaços de encontro, memória, convivência e criação artística, o filme se debruça sobre arquivos de Silvinho Santos e das histórias de tantos outros personagens que ressaltam a diversidade como traço marcante de Porto Velho, cidade onde diferentes trajetórias, saberes e expressões culturais se cruzam e se fortalecem, construindo sua identidade única.

Emocionado, o diretor Juraci Júnior agradeceu ao público presente, a equipe técnica e ao elenco pela entrega. Falou dos desafios da construção do longa, sobretudo o de escolher quais histórias contar em meio a tanta riqueza cultural, destacando que Concerto de Quintal não se propõe a uma verdade absoluta, mas sim de seguir um caminho construído com respeito e carinho pelos artistas e pela história de Porto Velho. “O filme nada mais é do que uma fagulha, uma fagulha numa fogueira doce, que é a nossa musicalidade, que é a nossa identidade cultural”, afirmou.

Ao convidar o elenco ao palco, o diretor prestou uma homenagem a Silvio Santos, o Zekatraca, responsável pelas gravações em fitas K7 dos encontros musicais em seu quintal e que deram origem ao longa. “É uma pessoa muito importante, que faz parte do filme e eu queria lembrá-lo”, disse Juraci ao entregar um retrato de Zé a seu filho, o músico Silvinho Santos.

A superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Rondônia, Alyne Mayra, falou sobre o simbolismo da realização da exibição em praça pública, no centro histórico da capital, destacando a diversidade como característica da identidade de Porto Velho. “Sempre falo que Rondônia é um lugar de encontros e dispersões, e aqui continua sendo um lugar de memória”, disse.

Rodrigo Nery, presidente da Fundação Cultural de Rondônia, relembrou da trajetória do diretor Juraci Júnior e parabenizou a produção do longa, reforçando a importância dos editais de fomento à arte e cultura em todo o país, permitindo a realização de produções como esta.

Presente na plateia, o professor e pesquisador Tiago Lins ressaltou a importância de reconhecer o valor artístico de figuras populares da cidade e salientou o impacto do filme na valorização desses personagens. “O que mais me marcou no documentário foi a capacidade de fazer com que aqueles que, assim como eu, vêem essas pessoas como seus ídolos, pudessem vê-las ser valorizadas como os grandes artistas que são”, afirmou, citando o mestre Bainha, Bado e Vanilce como exemplo.

Tiago também acredita que os quintais são, além de espaços culturais, territórios de resistência e formação de saberes. “Minha pesquisa parte um pouco disso, dos quintais como lugares centrais na formação e difusão do samba, marcados pela mistura das culturas negras, indígenas e europeias que moldaram nossa identidade musical”, finalizou.

Nas próximas semanas, o longa terá exibições abertas em comunidades carentes de Porto Velho, com datas e locais ainda a serem divulgados. Em seguida, inicia o circuito por festivais nacionais e internacionais.

Concerto de Quintal é um projeto contemplado pelo Chamamento Público Nº 001/2023/FUNCULTURAL, Lei Complementar Nº 195/2022 Lei Paulo Gustavo, Artigo 6º – Inciso I – apoio a produções audiovisuais. Longa-metragem.

FICHA TÉCNICA

Direção e roteiro: Juraci Júnior

Direção de Produção: Val Barbosa

Produção Executiva: Val Barbosa e Juraci Júnior

Direção Musical: Marcelo Pereira

Direção de fotografia: Avener Prado

Produção: Ricardo Almeida, Rafaela Correia e Jucy Campos

Assistente em Produção: Maria Alice Coelho Straatmann

Som Direto: Verônica Brasil

Montagem: Eduardo Resing

Color: Rafael Suarez

Motion: Rone Mota

Finalização: Igor Tchilian

Desenho de som: Verônica Brasil

Operação de câmera: Avener Prado, Leandro Marques, Iury Melo, Orlando Júnior e Juraci Júnior

Fotógrafo Still: Guilherme Nascimento

Design: Jorge Damschi

Comunicação: Vanessa Fernandes

Analista de Redes Sociais: Felipe Araújo

Assistência de roteiro: Vanessa Fernandes

Consultoria de roteiro: Tarcísio Lara Puiati

Consultora em Acessibilidade: Neide Alexandre

Equipe de Pesquisa: Silvinho Santos, Ivete Aquino Freire, Jussara Assmann, Bira Lourenço e Luiz Brito

Coordenação geral: Casa do Rio Filmes


Dê um duplo clique no vídeo para ativar/desativar o áudio.



spot_img


+ Notícias



+ NOTÍCIAS