RO, Terça-feira, 22 de abril de 2025, às 18:58






O DIA NA HISTÓRIA — Dia do descobrimento (oficial) do Brasil

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO — BOM DIA 22.4.25 — RONDÔNIA: 1920 – Com apoio do jornal Alto Madeira, um grupo de cidadãos realiza o I Censo Infantil de Porto Velho. 1940 – Nordestinos vindos para os seringais poderão ser contatados pela administração da ferrovia Madeira-Mamoré que pretende recrutar esses trabalhadores. 1954 – A delegacia da Receita Federal em Manaus elogia o trabalho do chefe da Agências de Renda Oriovaldo Valladares pela ação confira o contrabando no Rio Madeira.

1983 – O governador Jorge Teixeira empossa os primeiros conselheiros do Tribunal de Contas do Estado e o primeiro procurador geral do MP de Contas.
1985 – Os jornais A Tribuna e Alto Madeira lançam edições extras para noticiar a morte do presidente eleito Tancredo Neves, na noite anterior, inclusive com as repercussões locais e nacionais.
1987 – A Polícia Militar, sem a presença do governador Jerônimo Santana, comemorou o seu 10º ano da instituição, com entrega de medalhas e promoções de seus membros como a 2º tenente Angelina Correia, ao posto de 1º tenente.
1987 – Centenas de estudantes, de escolas públicas da capital, promoveram uma passeata cobrando do governo a recontratação de professores em greve.

HOJE É

• Dia do descobrimento (oficial) do Brasil. Dia da Comunidade Luso Brasileira. Dia do Planeta Terra. Dia do Arteterapeuta. Dia do Agente de Viagem. Dia da Aviação de Caça.
• Católicos celebram Santa Senhorinha, Santa Maria do Egito, São Sotero, São Caio, São Agapito.

BRASIL

1500 – A frota de Pedro Álvares Cabral chega ao litoral da Bahia que assume a terra, depois chamada Brasil, em nome de Portugal. 1821 – D. Pedro é nomeado príncipe regente do Brasil.

MUNDO

1977 — Utilizada pela primeira vez a fibra ótica como condutor de elevado rendimento de luz, imagens ou impulsos codificados. 2016 – A ONU assina o acordo de Paris, definindo metas para a redução do aquecimento global.

FOTO DO DIA

 

OS DOIS MINISTROS (II)

Foto: Técnicos agrícolas lideravam a caminhada dos novos colonos para seus lotes.

Para entender a importância dos ministros do Interior Rangel Reis (1975/79) e Mário Andreazza (1979/1985), precisa verificar a situação dos Territórios federais, criados em 1943.

Até à década de 1960, quando JK manda abrir a rodovia Cuiabá/Porto Velho o discurso comum era: “O solo amazônico é inviável para a agricultura”, o que, somado à descontinuidade administrativa constante, prejudicava o desenvolvimento.

Desde Aluízio Ferreira (1946) a 1975 quando assumiu o governador Humberto Guedes, o 26º no cargo, muitos deles nada sabiam do Território”, como ele disse em entrevista em 2004.

Esse quadro muda em 1969 quando o Incra instala seu 1º projeto de colonização, em Ouro Preto do Oeste, chegando milhares de famílias em busca de terra para plantar, a maioria com conhecimento do trato da terra.

Isso, somado à qualidade do solo de Rondônia e à ação de Guedes em parceria com o Incra fixando técnicos do setor agrícola nos novos assentamentos, isso contribuiu muito para que em 1981 Rondônia fosse Estado.

Lúcio Albuquerque — 69 99910 9325


Dê um duplo clique no vídeo para ativar/desativar o áudio.



spot_img


+ Notícias



+ NOTÍCIAS