RO, Segunda-feira, 21 de abril de 2025, às 3:38






O DIA NA HISTÓRIA – Dia Nacional do Amigo

1857 - Allan Kardec publica “O Livro dos Espíritos”, que marca o surgimento do espiritismo na França

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO – BOA TARDE 18 DE ABRIL DE 2025! RONDÔNIA: 1920 – Lotação esgotada no Clube Internacional (PVh)l para assistir à peça “O Tio do Padre”, com renda para a construção da igreja católica. 1950 – Os irmãos Anita e José Carlos, com o bilhete 007, receberam o rádio, prêmio do concurso realizado pelo jornal Alto Madeira. 1976 – Lideranças da vila de Rolim de Moura pediram ao governador Humberto Guedes a criação do município. Guedes inaugurou uma escola e um posto de saúde.

1985 – O governo espera a série de reivindicações dos professores, cuja greve vem aumentando de volume no Estado.

1990 – A criação da Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim é um dos temas da próxima sábado, 21, em Guayaramerin (Bol) visando o acordo binacional na fronteira.

1990 – A área de 22 KM, a “terra de ninguém”, entre os municípios de São Miguel e Nova Brasilândia deve ir para a arbitragem, conforme o deputado Amizael Silva, relator do caso na Assembleia Legislativa.

                                           HOJE É

Dia Nacional do Livro Infantil. Dia Nacional do Amigo*.

Católicos celebram Santo Apolônio, São Galdino, Beata Maria da Encarnação.

*Quando é o Dia Nacional do Amigo? O Dia do Amigo é comemorado no Brasil em 20 de julho, mas também em 18 de abril. 

                                   FOTO DO DIA

                                       O caderninho azul (II)

De “vizinho de parede” – que separava a sede do “AM” do salão de sinuca, na Rua Barão do Rio Branco, o Euro foi participando mais do jornal.

No “AM”, além de emprestar recursos para que a edição circulasse, em algumas ocasiões isso aconteceu porque donos de padarias ou de lojas cedessem o papel para impressão.

Algumas vezes o Euro tinha conversado com o jornalista Epaminondas Baraúna, que representava os Diários Associados na região, quando ele vinha a Porto Velho em viagem de inspeção ao jornal “Alto Madeira”, mas até então eram conversas talvez, até, por falta de assunto.

E foi numa das vindas de Baraúna que os dois irmãos propuseram adquirir o “AM”. Euro, “pele curta” assumido, soube que o jornal fora oferecido à venda aos “cutubas”, liderados pelo deputado federal Aluízio Ferreira.

Segundo Euro, o jornal desde sua fundação tinha uma linha não política e defendia uma linha diferente dos “cutubas”. Tivemos uma conversa com o Baraúna e depois fomos à direção maior dos Associados e fechamos negócio.

FOTO – Sede antiga do AM na Barão do Rio Branco

                                       FATOS

BRASIL

1945 – O presidente brasileiro Getúlio Vargas anistia todos os presos políticos. 1948 – Morre Monteiro Lobato (n. 1882) o maior autor infantil para crianças.

MUNDO

1857 — Allan Kardec publica “O Livro dos Espíritos”, que marca o surgimento do espiritismo na França. 1506 — O Papa Júlio II coloca a primeira pedra da Basílica de São Pedro em Roma.  2005 — Início do conclave que elegeria o Papa Bento XVI.

Lúcio Albuquerque – 69 99910 9325


Dê um duplo clique no vídeo para ativar/desativar o áudio.





+ Notícias



+ NOTÍCIAS