RO, Segunda-feira, 21 de abril de 2025, às 3:34






Ex-prefeito José Guedes deixa o PSDB, que ajudou a criar nacionalmente; mas continua na política

"O futuro que se desenha para PSDB de Rondônia está longe do que desejo para nosso Estado e como os partidos são feitos de pessoas, me unirei com pessoas com as quais eu tenha maior afinidade política”

PORTO VELHO – Ex-prefeito de Porto Velho e ex-deputado federal constituinte, José Guedes anunciou oficialmente sua saída do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), legenda da qual foi um dos fundadores em nível nacional, estadual e municipal.

Guedes, que foi o primeiro presidente estadual do PSDB em Rondônia, também fez história como o primeiro prefeito eleito pela sigla em Porto Velho, em 1992 – também o Prefeito mais novo da história de Porto Velho, e o primeiro candidato a governador do partido no estado, em 1990. À época, liderou a votação na capital.

“Chegou a hora de sair. Minha referência política sempre foi Mário Covas, um político honesto e trabalhador”, declarou Guedes, ao justificar sua decisão.

Guedes relembra com emoção a relação próxima que manteve com Mário Covas, primeiro presidente nacional do PSDB e figura emblemática da política brasileira.

“Mesmo sendo governador de São Paulo, ele me ligou duas vezes e, após o final de meu mandato de deputado federal, em parceria com o então senador José Richa, ex-governador do Paraná, quitou um saldo devedor de passagens aéreas que eu tinha deixado, porque meu último salário ficou retido pelo Plano Collor” e “recebi dele um cartão postal que guardo com carinho, que ele me enviou quando eu era feirante.”

Covas esteve em Porto Velho em duas ocasiões: uma durante sua campanha à Presidência da República e outra em apoio à candidatura de Guedes à Prefeitura da capital.

Apesar da saída, Guedes ressalta o orgulho de ter feito parte do PSDB em seus tempos mais relevantes, mencionando marcos históricos da sigla: Criação do Plano Real, que estabilizou a moeda brasileira; Implantação dos remédios genéricos; Privatização da telefonia, com expansão do acesso; Instituição da Lei de Responsabilidade Fiscal; Recusa a barganhas por concessões de rádio e TV na Constituinte.

O ex-deputado federal, José Guedes finaliza: “em 2022, o partido negou legenda para minha postulação ao Governo de Rondônia e ainda queimou sua própria candidatura à Presidência da República. O futuro que se desenha para PSDB de Rondônia está longe do que desejo para nosso Estado e como os partidos são feitos de pessoas, me unirei com pessoas com as quais eu tenha maior afinidade política”.

Reportagem por Lindalva Guedes


Dê um duplo clique no vídeo para ativar/desativar o áudio.





+ Notícias



+ NOTÍCIAS