RO, Terça-feira, 22 de abril de 2025, às 10:53






PSDB apela ao Supremo pela reabertura da BR-319, para evitar que mais de três milhões de amazônidas fiquem isolados

A BR-319 foi aberta e asfaltado nos início dos anos 1970 e fez a ligação entre Manaus e Porto Velho asfaltada até 1978, quando começaram - sabe-se Deus a interesse de quem - a arrancar pedaços do asfalto da rodovia

BRASÍLIA – O PSDB acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para exigir que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pavimente a BR-319, conhecida como “rodovia fantasma”. A estrada foi inaugurada em 1976 e deveria ligar Porto Velho (RO) a Manaus (AM), mas parte dela se encontra intransitável. Ambientalistas são contrários ao projeto, pois dizem que a trilha abrirá caminho para garimpeiros e madeireiros ilegais.

Getty Images/Ramesh Thadani

Mas alguns deles falam sem nunca ter colocado o pé na região. A região não é rica em madeira nobre. Se fosse, não precisaria nem de rodovia. Os madeiros fariam os ‘picadões’ no meio da mata para chegar aonde estivesse essa madeira.

A BR-319 foi aberta e asfaltado nos início dos anos 1970 e fez a ligação entre Manaus e Porto Velho asfaltada até 1978, quando começaram – sabe-se Deus a interesse de quem – a arrancar pedaços do asfalto da rodovia, com o claro propósito de torná-la intransitável nos longos invernos amazônicos.

Foto: divulgação/Idesam

Trata-se de uma ação de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental. Os tucanos citam questões como aumento de preços, ampliação de desigualdades, perpetuação da pobreza local e insegurança na área de saúde como problemas causados pelo estado atual da BR-319

Atualmente, ela encontra-se reaberta em trechos específicos. Somente desde os anos 2000, como destacou o próprio STF, foram criadas 27 unidades de conservação nas proximidades do percurso da estrada.

Foto: reprodução Dnit

Durante o período chuvoso, o deslocamento pela BR-319 fica ainda mais difícil, mas não é interrompido por muita gente precisa fazer o trajeto entre Manaus e Porto Velho – e vice-versa também. em estrada só resta a alternativa aérea, com preços impraticáveis para a maioria da população, ou fluvial.

No ano passado, com a severa seca que assolou os rios amazônicos, mais de três milhões de pessoas ficaram isoladas, no Amazonas e em Roraima.

Foto: divulgação/Idesam

As previsões meteorológicas para este ano é a de que haverá novamente severa estiagem e o rio Madeira poderá secar novamente, não permitindo a navegação.

Representante do PSDB na ação que corre no STF, André Morais afirma que a medida é urgente: “a pavimentação da BR-319 tornou-se uma demanda crucial diante das graves e irreparáveis lesões aos preceitos fundamentais da Constituição, que impedem o acesso da população amazônica a direitos essenciais. O que buscamos é garantir um direito legítimo para a população do Amazonas, com segurança jurídica para o andamento da pavimentação dentro dos parâmetros constitucionais”.

Getty Images/Ramesh Thadani

Muitos jornalistas da região que conhecem essa estrada desde os anos 1970, garantem que há muito ambientalista falando mentiras a respeito da BR-319, defendendo-se sabe-se lá interesses de quem, para advogar que mais de três milhões de brasileiros não tenham o direito de ir e vir.

Fonte: Com informações do metropoles.com


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