RO, Quinta-feira, 24 de abril de 2025, às 15:41






O DIA NA HISTÓRIA – Dia Internacional para o Direito à Verdade

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO — BOM DIA – 24.3.25 — RONDÔNIA: 1918 – Lei municipal, assinada pelo presidente da Intendência (Câmara Municipal) Lusitano Correa, determina: para assumir cargos na prefeitura os homens com menos de 30 anos devem apresentar documento militar. 1954 – O cônsul japonês sediado em Belém Tomya Kosseky, chega a Porto Velho para verificar a área onde serão instalados os colonos vindos do Japão para trabalhar em Porto Velho. 1976 – O deputado federal Jerônimo Santana, presidente regional do MDB, vem a Porto Velho prometendo expulsar do partido dois vereadores que considera “infiéis”, Abelardo Castro e Luís Lessa.

1989 – O jogo entre seleções juniores de Rondônia e a brasileira campeã mundial, é a grande atração da reabertura do estádio “Aluízio Ferreira”.
1983 – Confirmada a instalação, em abril, da Federação de Atletismo de Rondônia.
1993 – Incrementar o turismo ecológico é uma das metas do ex-reitor da Universidade de Rondônia, Euro Tourinho Filho, nomeado secretário de Cultura e Turismo.

HOJE É DIA

• Dia Mundial da Luta Contra a Tuberculose. Nacional da Constituição. Internacional para o Direito à Verdade. Nacional do Oficial de Justiça. Nacional da Comunidade Árabe.
• Católicos celebram Santa Catarina da Suécia, Santo Óscar Romero, São Dimas o “Bom Ladrão”.

 

BRASIL

1991 — Ayrton Senna vence pela primeira vez o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.

MUNDO

1882 — Robert Koch anuncia a descoberta da bactéria responsável pela tuberculose. 2020 — A covid 19 causa o adiamento dos Jogos Olímpicos – a 1ª vez que isso acontece.

FOTO DO DIA

Em 1976 o MDB vivia em Rondônia uma disputa alimentada pelo único deputado federal, Jerônimo Santana, em segundo mandato. O poder legislativo era representado no Território só pelas Câmaras Municipais de Guajará-Mirim e Porto Velho.

Em 1972 o candidato mais votado, creio que proporcionalmente, até hoje, na história política de Rondônia, foi o jornalista Osmar Vilhena – seus votos “puxaram” o resto da bancada em Porto Velho, do MDB, majoritário por 5 a 4 (Arena).

Osmar foi cassado, a pedido do MDB, em 1974, assumindo o suplente Joventino Ferreira Filho. Ouvi de muita gente que a cassação foi em razão de seu programa na rádio Caiari, ter um público cada vez maior e isso teria gerado ciúmes dentro do partido.

Osmar não se desligou do MDB e em 1986 pretendia uma das vagas na lista de candidatos do partido a deputado estadual e contou aos jornalistas que fora vetado por Jerônimo e ouvira a alegação de que era um “candidato praticamente eleito”.

Por pressão de um financiador do partido, Osmar Vilhena foi candidato e eleito.

Lúcio Albuquerque — 69 99910 8325


Dê um duplo clique no vídeo para ativar/desativar o áudio.



spot_img


+ Notícias



+ NOTÍCIAS