RO, Sábado, 26 de abril de 2025, às 13:59






Fraternidade e Ecologia Integral -Igreja católica convida Imprensa para lançamento da Campanha da Fraternidade, nesta 4ª, às 9h

"Fraternidade e Ecologia Integral" é o tema da Campanha da Fraternidade 2025. Dom Roque e coordenadores recebem a imprensa, às 9h, no centro de pastoral da Cúria Arquidiocesana, a Avenida Carlos Gomes, 964, em frente ao campo da 17ª Brigada de Selva

PORTO VELHO – A igreja católica lança, na manhã desta quarta-feira de cinzas, 5, a Campanha da Fraternidade 2025, cujo tema – inspirado no exemplo de São Francisco de Assis – promove a Ecologia Integral, incentivando uma consciência ética e crítica para a preservação do meio ambiente.

A arquidiocese de Porto Velho faz coletiva de imprensa, às 9h, no centro de pastoral da Cúria Arquidiocesana, a Avenida Carlos Gomes, 964, em frente ao campo da 17ª Brigada de Selva.

Foto – Carlos Araújo/2024

Durante a coletiva padres e coordenadores de pastorais falarão sobre a campanha deste ano, guiada pelos 10 anos da encíclica Laudato Si’, pelos 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis e, especialmente, pela urgente crise socioambiental que enfrentamos. “Nosso objetivo é promover um caminho de conversão integral, alinhado com o Jubileu da Esperança, tendo como foco na nossa responsabilidade com a Casa Comum”, afirma o arcebispo de Porto Velho, dom Roque Paloschi, em convite à imprensa.

A Campanha da Fraternidade é também a abertura do tempo quaresmal para os católicos, que durante quarenta dias são exortados a intensificar a pratica da oração, do jejum, do perdão e da caridade, com gestos concretos.

Mas a campanha da fraternidade deste ano realça, sobretudo, as urgências climáticas que a humanidade já está sentindo e, a partir daí promover, em espírito quaresmal, o processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra.

A Campanha da Fraternidade 2025 objetiva evocar a inter-relação entre o Criador e toda a criação. Destacar o ser humano como protagonista do cuidado. Convidar a conjugar as dimensões ambiental, antropológica e teológica. Propor a passagem da lógica extrativista predatória para a lógica do cuidado.

Ações da Campanha

Entre as ações da CF deste ano que a igreja denomina gesto concreto prevê apoiar projetos que fortaleçam a conexão entre a fé e o cuidado com o meio ambiente e estimular parcerias com organizações sociais e ambientais para ações conjuntas.

Carlos Araújo - para o www.expressaorondonia.com.br

Dê um duplo clique no vídeo para ativar/desativar o áudio.



spot_img


+ Notícias



+ NOTÍCIAS