RO, Terça-feira, 22 de abril de 2025, às 7:25






Polícia Militar e Sedam apreendem arma de fogo em operação contra pesca predatória no Parque Nacional Mapinguari

Uma operação conjunta da Polícia Militar de Rondônia e da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), batizada de Operação Iara, resultou na apreensão de uma arma de fogo e munições no rio Simão Grande, localizado no interior do Parque Nacional Mapinguari, na região de Ponta do Abunã, em Porto Velho. A ação aconteceu no sábado, 16 de novembro.

Conduzida pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), a ação visava combater a pesca predatória e garantir o cumprimento do período de defeso na bacia hidrográfica da Ponta do Abunã. Durante uma fiscalização fluvial, por volta do meio-dia, os agentes avistaram uma barraca de camping instalada às margens do rio.

De acordo com o Boletim de Ocorrência, ao se aproximarem do local, os policiais notaram a presença de um homem, de pele parda e com idade estimada entre 50 e 55 anos. O indivíduo, ao perceber a chegada das equipes, fugiu para dentro da floresta, desobedecendo à ordem de parada. Apesar das buscas na área, o suspeito não foi localizado.

No acampamento abandonado, os policiais encontraram um rifle calibre .22, de cor preta oxidada, acompanhado de um carregador e nove munições intactas. Segundo o BPA, armas longas, semiautomáticas e raiadas são classificadas como de uso restrito, conforme regulamentação da Polícia Federal e do Exército Brasileiro.

Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais. A Operação Iara segue em curso, reforçando a proteção da biodiversidade e o cumprimento das leis ambientais na região.


Dê um duplo clique no vídeo para ativar/desativar o áudio.





+ Notícias



+ NOTÍCIAS