RO, Sexta-feira, 09 de maio de 2025, às 12:12






Porto Velho se despede de duas figuras importantes de sua vida noturna e gastronômica

A história de Carmênio Barroso foi contada em documentário "Taba, querida Taba", 1997, do fotógrafo Luiz Brito

PORTO VELHO – Nesta segunda, 2, Porto Velho registrou a perda de duas personalidades locais: Carmênio Barroso, 94, proprietário do antigo Taba do Cacique, e do pioneiro Afonso Peres, 68, dono do tradicional restaurante Perea’s. A Taba do Cacique era o local onde se encontravam os boêmios da cidade nas décadas de 1970 até 2010, quando o estabelecimento fechou definitivamente suas portas.

Já o restaurante Peréas carrega a tradição da família e é um local que, com Afonso no comando, dava oportunidades aos novos músicos.

A história de Carmênio Barroso foi contada em documentário “Taba, querida Taba”, 1997, do fotógrafo Luiz Brito, produção que contou com atores, atrizes e fregueses, entre eles, Angela Cavalcante, Paulo Queiroz, Manelão, Euro Tourinho e o próprio Carmênio.

Boêmio, poeta, Carmênio foi prefeito interino de Porto Velho. Também atuou como colaborador nos históricos impressos Alto Madeira e O Guaporé.

Esteve à frente de projetos culturais apresentados na Taba do Cacique. Canta Candelária (1990), com direção do grupo Cabeça de Negro; Coração Bandido (Coração bandido, 2004), com Sílvio Santos, famoso Zé Katraka. Mesa de Bar, com Ernesto Melo (2000), Anjos da Madrugada nos 40 anos da Taba, Prova de Samba (2000), Rubens Parada e Convidados, Bolero, Chorinho e Bossa (2000).

Outra perda, na mesma data, a do pioneiro Afonso Peres, 68, dono do tradicional restaurante Perea’s também pegou a cidade de surpresa. O Perea’s Restaurante conta com mais de três décadas de existência.

Tecnólogo em administração hoteleira, curso concluído na universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, Afonso Perea se especializou na área de alimentos e bebidas durante o período de 1977 a 1984 atuando em diversos hotéis no Rio de Janeiro.

No mesmo ano, Afonso retornou para Porto Velho para trabalhar no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), onde atuou como instrutor para formação de cozinheiros. Em 1989 abriu realizou o sonho de abrir seu próprio negócio, o Perea’s Restaurante.

www.expressaorondonia.com.br

spot_img



+ Notícias



+ NOTÍCIAS