RO, Sexta-feira, 09 de maio de 2025, às 15:37






O DIA NA HISTÓRIA – Dia do Economista

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO – 13.08.24 – BOM DIA! RONDÔNIA: 1925 – Sucesso total na festa beneficente para a construção do grupo escolar de Porto Velho. Cardápio variado, incluindo vatapá, e renda líquida de 394$200 reis entregue à administração da Caixa Escolar municipal. 1942 – O major Aluízio Ferreira confirmou a inauguração duas automotrizes para uso da administração da Madeira-Mamoré.

1955 – Um violento temporal causou estragos em Guajará-Mirim e Porto Velho, onde os danos foram maiores, atingindo, além de residências, os colégios Auxiliadora, Duque de Caxias, Carmela Dutra e Dom Bosco, e na 3ª Cia de Fronteira.
1971 – Criado pelo Incra, na região do município de Nova Mamoré, o Projeto Integrado de Colonização Sidney Girão.
1982 – O número de eleitores de Rondônia, desde a eleição para deputado federal em 1978 passou de 75 mil para 210 mil este ano, na primeira eleição estadual, mas o TRE anunciou uma recontagem.
1985 – Sem eleger prefeito desde a década de 1920, Porto Velho terá seis candidatos para a eleição deste ano.
1986 – A Avenida Amazonas, a de maior extensão de Porto Velho, começou a ter preparada a sua sub-base para ser asfaltada.

HOJE É

• Dia Internacional dos Canhotos. Dia do Economista. Dia do Psiquiatra. Dia Mundial do Clarinetista.
• Católicos celebram Santa Filomena, Santa Dulce dos Pobres, São Ponciano, São João Berchmans, São Cassiano, São Benildo.

BRASIL

1822 — D. Pedro I do Brasil nomeia sua esposa, Dona Leopoldina (1797/1826), chefe do Conselho de Estado e Princesa-Regente Interina do Brasil. 1923 — Inauguração do hotel Copacabana Palace (RJ).

MUNDO

1899 — Nasce Alfred Hitchcock (m. 1980), cineasta mestre do suspense (Um corpo que Cai, Os Pássaros etc). 1961 – Começa a construção do Muro de Berlim, um símbolo da “guerra fria”. 2020 — As relações Israel-Emirados Árabes Unidos são formalmente estabelecidas.

FOTO DO DIA

Foto: Palácio Rio Branco, então sede do governo acreano, poderia ter sido gabinete de Teixeira

 

O FATOR TEIXEIRA

Resultado do que fez como prefeito de Manaus, de 1974 a 1979 quando veio governar Rondônia, Jorge Teixeira já chegou a Porto Velho com enorme bagagem de elogios pelo que fizera na capital da ZF, como militar e como administrador.

Quando de minha 1ª ida a Rio Branco (AC), após ele ter assumido o Território, ouvi de políticos daquela cidade elogios pelo que Teixeira realizara em Manaus, como prefeito, e como militar, e que ele poderia, ao invés de Rondônia, ter ido governar o Acre.

Retorno a Rio Branco e uma deputada estadual sugeriu que eu inserisse no texto de sua entrevista, a proposta de que mandássemos o Teixeira para eles e eles mandariam o então governador para nós.

Na pré-campanha de 1982, lideranças políticas daqueles estados, propuseram que aceitasse ser candidato a governador pelo PDS, mas, além de agradecer, a conversa parece não ter ido adiante.

Com certeza em razão de Teixeira estar focado na passagem do Território a Estado.

Lúcio Albuquerque – 69 99910 8325

spot_img



+ Notícias



+ NOTÍCIAS