O DIA NA HISTÓRIA – Dia do Estatuto da Criança e do Adolescente

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO – 13.07.24 – BOM DIA! RONDÔNIA: 1919 – Confirmada a instalação de um gerador de energia elétrica em Espiridião Marques (G.Mirim), e a seguir um cinema. 1941 – O delegado de Polícia (PVh) manda apreender os materiais de casas de jogos do azar, e pender seus responsáveis. 1952 – O bispo d. João Batista Costa, de Porto Velho, e outras autoridades cumprimentaram o jornalista Carlos Mendonça, diretor do “Alto Madeira”, pelo lançamento de edições diárias do jornal.

1976 – Iniciada a construção da escola Vital Brasil, a primeira em Rolim de Moura, tendo como professora Enilda do Carmo Lopes.
1981 – Em Brasília, o deputado Gerson Camata (ES) acusa o governador Jorge Teixeira (RO), de “gastar dinheiro público em promoção pessoal”.
1987 – Com a eleição sub judice, a CBF intervém na Federação de Futebol de Rondônia, nomeando interventor o coronel Walnir Ferro.
1990 – Insuflado por pesquisas que o apontam como único dos 8 candidatos, que pode ser eleito governador no 1º turno, o senador Olavo Pires não irá ao debate promovido pela Adunir. Ver FOTO DO DIA.

HOJE É

• Dia do Estatuto da Criança e do Adolescente. Dia Mundial do Rock. Dia do Cantor. Dia do Engenheiro de Saneamento.
• Católicos celebram Nossa Senhora Rosa Mística, 3ª Aparição da Virgem em Fátima, Santa Teresa de Jesus dos Andes, Santa Clélia Barbieri, Santo Henrique II, Santo Esdras, São Silas.

BRASIL

1640 — Jesuítas são expulsos do Colégio (SP) , por defenderem a bula do papa Paulo III sobre a não escravização de índios.
2014 — Alemanha 1×0 Argentina, na final da Copa do Mundo no Brasil.

MUNDO

1923 — Inaugurado o letreiro “Hollywood”, nas colinas de Los Angeles. 1930 — No Uruguai, 1930 — No Uruguai 13 seleções (o Brasil incluído) iniciam a 1ª Copa do Mundo de Futebol.

FOTO DO DIA

A “VONTADE DO POVO”

Em 1986, eleito senador, perguntei ao ainda deputado federal Olavo Pires qual seu projeto político? Respondeu: “Sou candidato a governador em 1990”. Logo depois saiu de seu partido, o PMDB.

Em 1987 Olavo criou a campanha “Senador das Estradas”, com uma assessoria enorme e pesquisas sempre favoráveis, visou universalizar no Estado o seu nome.

Em 1990 liderou a coligação PTB/PDS/PST/PDT, com a sigla “Vontade do Povo”.

Logo outdoors apareceram em várias cidades, com a mesma frase: “Diga não ao traficante”. A intenção era clara, atingir Olavo, que fora alvo de ações, inclusive, da Polícia Federal.

À proporção que outros nomes surgiram, apesar do maciço apoio do jornal Estadão do Norte, o ânimo nas ruas caiu muito, e isso se refletia na campanha. Fim do 1º turno: diferença de 563 votos para o 2º colocado.

Na 1ª pesquisa do Ibope no returno, 2º turno, o líder era o2º colocado, Valdir Raupp.

Na noite de 16 de outubro o projeto político de Olavo (FOTO) acabou.

Foi assassinado na porta de seu comitê de campanha.

Lúcio Albuquerque – 69 99910 8325



+ DESTAQUES






+ Notícias




+ NOTÍCIAS

+ NOTÍCIAS

Fale conosco pelo WhatsApp!
Pular para a barra de ferramentas