RO, Quarta-feira, 14 de maio de 2025, às 3:44






Justiça de rápida realiza 30 casamentos em cerimônia comunitária em Guajará Mirim, neste sábado

Os casais que passarão pela cerimônia já estiveram na triagem e nas audiências, que ocorreram no último final de semana

GUAJARÁ-MIRIM – Neste sábado, 2, ocorrerá o casamento comunitário na Comarca de Guajará-Mirim, realizado pela Corregedoria Geral da Justiça de Rondônia e pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). O evento faz parte da Operação Justiça Rápida Itinerante e será no  Colégio Tiradentes da Polícia Militar, às 11h da manhã. Essa é uma ocasião especial em que diversas pessoas terão a oportunidade de oficializar a união em uma cerimônia conjunta, fortalecendo os laços familiares e comunitários.

Os casais que passarão pela cerimônia já estiveram na triagem e nas audiências, que ocorreram no último final de semana. Documentos analisados, testemunhas ouvidas e tudo pronto para que os 30 casais inscritos recebam a certidão de casamento emitida pelo Cartório de Registro Civil de Guajará. Além da agilidade e facilidade de acesso, os participantes não pagam qualquer taxa ou valor, o que gera também economia de recursos para quem vive na região de fronteira com a Bolívia.

De acordo com o presidente do Nupemec, desembargador José Antonio Robles, a Operação Justiça Rápida proporciona acesso mais ágil e eficiente à Justiça, levando em consideração as necessidades e demandas da comunidade. Com a realização das audiências e do casamento comunitário, a CGJ e o Nupemec promovem a igualdade de direitos e a pacificação social.

Memória

Outro evento dessa natureza, realizado em outubro de 2017, dá ideia da importância da iniciativa para uma comunidade como Guajará-Mirim. O casamento comunitário realizado na época oficializou a união matrimonial de 130 casais, com histórias de vida tocantes e repercussão relevante para as famílias.

Clique aqui para assistir uma reportagem em vídeo sobre casamento comunitário realizado em 2017, também em Guajará-Mirim.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional TJRO

spot_img



+ Notícias



+ NOTÍCIAS