RO, Sábado, 29 de junho de 2024, às 12:12



Expressão Rondônia

Tecnologia para tratamento de efluentes vai fortalecer agroindústrias de Rondônia

RONDÔNIA – O Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado da agricultura – Seagri e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Ifro, realizou no Centro de Treinamento da Emater, em Ouro Preto do Oeste, um encontro com engenheiros agrônomos que atuam na extensão rural, para nivelamento de ações que visam a regularização e o fortalecimento das agroindústrias familiares. O objetivo é dimensionar o sistema de tratamento de efluentes agroindustriais, provenientes de processamento de produtos e subprodutos de origem animal e vegetal da agricultura familiar de Rondônia, buscando estudos e tecnologias que garantam água limpa e de boa qualidade para esta e às futuras gerações.

Garantir água limpa e de boa qualidade para esta e às futuras gerações

A agroindústria familiar é uma alternativa para o desenvolvimento rural, contribuindo com a geração de renda por meio do processamento de alimentos com redução de perdas da produção. O Governo de Rondônia tem se empenhado em oferecer incentivos como o Programa de Verticalização da Produção Agropecuária da Agricultura Familiar – Prove, acompanhado de assistência técnica direta às agroindústrias familiares, que além de fortalecer a família no campo, traz um incremento à economia Estadual.

Para o governador Rondônia, Marcos Rocha, é preciso fortalecer as ações voltadas ao desenvolvimento econômico do Estado, de forma a garantir a geração de emprego e renda para famílias no campo. “Temos trabalhado por meio da Seagri e Emater; as Políticas Públicas de desenvolvimento da agricultura do Estado, e o fomento voltado ao fortalecimento da agroindústria tem sido uma de nossas ações mais efetivas”, salientou.

Fomento ao fortalecimento da agroindústria, uma das Políticas Públicas do Governo Estadual

Endossando as palavras do governador, o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão enfatizou que, a Autarquia tem cumprido as orientações do  governo estadual. “Os programas de governo fomentados pela Seagri têm sido de importância para esse fortalecimento da agroindústria e para a melhoria da qualidade de vida da família rural”, destacou.

A capacitação dos extensionistas da Emater/RO contou com a professora Edilene da Silva Pereira, Ifro, que abordou o tema Nivelamento em dimensionamento e operação de sistema de tratamento de efluentes da agroindústria familiar do Estado de Rondônia. A meta, segundo o plano de trabalho apresentado pela gerente técnica da Autarquia, Flavia Ferreira da Costa Carvalho, está em adquirir conhecimento das tecnologias de tratamento e avaliar, na prática, alguns sistemas de tratamento, entre outros fatores.

 

 

 

 

 

 

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Irene Mendes
Secom – Governo de Rondônia




+ NOTÍCIAS


O DIA NA HISTÓRIA – Dia do Pescador

PORTO VELHO – 29.6.2024 – BOM DIA! RONDÔNIA: 1902 – Nasce Francisco Xavier Elias Pedro Paulo Rey (m. 1984), o 1º bispo da diocese...

Avião pousa em fazenda e deixa 419 kg de “supermaconha” no...

Na tarde da última sexta-feira (28), a polícia realizou a apreensão de 419 kg de drogas, incluindo maconha e skunk, conhecido como "supermaconha", em...

+Notícias