RO, Segunda-feira, 23 de junho de 2025, às 14:52







RO, Segunda-feira, 23 de junho de 2025, às 14:52

Com Petro e Hernández, Colômbia fará 2º turno

O segundo turno das eleições presidenciais da Colômbia, em 19 de junho, serão disputados entre o candidato de esquerda Gustavo Petro e Rodolofo Hernández, que conseguiu desbancar na reta final da campanha outro representante da direita, Federico Gutiérrez.

De acordo com o Registro Nacional, órgão responsável por organizar o pleito, com a apuração quase concluída, Petro, do partido Pacto Histórico, obteve 8.526.352 votos, o que representa 40,32%; enquanto Hernández, do movimento Liga de Governadores Anticorrupção, recebeu 5.952.748 votos, o equivalente a 28,15%.

O ex-presidente César Gaviria e o prefeito suspenso Daniel Quintero estavam entre os perdedores em 29 de maio, contra Ígrid Betancourt, que surpreendentemente venceu seus ex-colegas do Centro Esperanza agora que está com Rodolfo Hernández.

O dia das eleições deste domingo testou todas as medidas tomadas pelo Estado para evitar uma calamidade como a que ocorreu no dia 13 de março, nas eleições legislativas, mas também a força pública, apoiantes políticos e celebridades.

E depois de oito horas de votação em todo o país e o fechamento das urnas, o dia deixou uma série de vencedores e perdedores que merecem destaque, após um primeiro turno de parar o coração, incluindo o prefeito suspenso de Medellín, Daniel Quintero (perdedor) , e Ingrid Betancourt (vencedora).

[Pela transcrição: Montezuma Cruz].

Comente, curta e acompanhe nossos conteúdos nas redes sociais!

spot_img

+ Notícias


+ NOTÍCIAS



Pular para a barra de ferramentas