RO, Quarta-feira, 23 de abril de 2025, às 2:34






Incrível! Há degelo no Himalaia.

O gelo perto do cume do Monte Everest, que levou milênios para se formar, vem derretendo rapidamente nas derradeiras três décadas, devido às mudanças climáticas.

A geleira South Col perdeu 55 metros de espessura em 25 anos, segundo pesquisa feita pela Universidade do Maine e publicada esta semana pela revista Nature. [A foto é da Agência France Press, o texto saiu na edição do jornal Excelsior, da Cidade do México].

A datação por carbono 14 mostrou que a camada superior da geleira tem cerca de 2.000 anos, mas agora está perdendo espessura 80 vezes mais rápido do que quando se formou, de acordo com o estudo. Nesse ritmo, a geleira South Col “provavelmente desaparecerá em algumas décadas”, disse o cientista Paul Mayewski, que liderou o estudo, à National Geographic.

Esta geleira tem cerca de 7.900 metros de altura, cerca de um quilômetro abaixo do nível do cume do Everest, a montanha mais alta do mundo. Segundo outros pesquisadores, outras geleiras da cadeia do Himalaia estão derretendo em alta velocidade, causando a criação de centenas de lagos nas encostas da serra, com o consequente risco de gerar inundações. [Pela transcrição: Montezuma Cruz].


Dê um duplo clique no vídeo para ativar/desativar o áudio.



spot_img


+ Notícias



+ NOTÍCIAS