RO, Segunda-feira, 28 de abril de 2025, às 14:40






Coronavírus coloca uma equipe de plantão da Casa de Detenção de Ouro Preto em quarentena; caso vai reduzir ainda mais o número de agentes que guardam presos

OURO PRETO (RO) – Com a com firmação, neste domingo, de oito novos casos de Covid-19 em Rondônia, alguns setores de serviços essências como a segurança pública começam a ser afetados. Está confirmado o caso de coronavírus em um agente penitenciário – agora, agente de Policial Penal – lotado na Casa de Detenção de Ouro preto do Oeste, na região central do estado, a cerca de 330 quilômetros de Porto Velho.

Com a chegada do coronavírus entre os agentes penitenciários, a tendência é reduzir ainda mais o quadro funcional que, como vem reclamando há tempos o sindicato da categoria, já está bastante defasado. Quando se identifica um agente portador do corona, outros têm de ser retirados da escala de serviço para entrar em quarentena.

Com isso, a possibilidade é de reduzir ainda mais o número de agentes em cada plantão.

Só lembrando que no presídio José Mário Alves, o “Urso Branco”, são sete agentes em cada plantão para cuidar da guarda de mais ou menos 500 presos. Semana passada, estes sete heróis que estava de plantão conseguiram evitar uma fuga em massa sem precedentes.

Os novos casos de coronavírus confirmados pelos órgãos governamentais neste domingo são no município de Ariquemes, sendo três mulheres (26, 32 e 46 anos) e dois homens (31 e 33 anos); dois casos em Porto Velho, sendo uma mulher de 35 anos e um homem de 75 anos de idade; e um homem de 28 anos em Ouro Preto do Oeste.

O Policial Penal é lotado na Casa de Detenção do município de Ouro Preto do Oeste, conforme informações divulgadas pela imprensa, na quinta-feira, 9, a Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, de Ouro Preto do Oeste, protocolou ofício ao diretor da Casa de Detenção do município, recomendando o isolamento social de quase todo um plantão.

A decisão foi em razão de um Policial Penal está apresentando síndrome gripal enquadrando como suspeito de Covid-19, o servidor se encontrava afastado e aguardava o resultado dos exames. Infelizmente o resultado deu positivo para COVID-19. A informação foi confirmada pelo Singeperon na tarde deste domingo, 12.

A Secretaria Municipal de Saúde – Sensau de Ouro Preto do Oeste já havia recomendado o afastamento de nove policiais penais da Casa de Detenção. Eles estiveram em contato direto com o servidor.

O Singeperon ressalta que, em muitas Unidades Prisionais do Estado não há EPIs para todos os servidores trabalharem com segurança, além disso, está havendo o recebimento de materiais externo (jumbo). No intuito de proteger todos os servidores do Sistema Prisional do novo Coronavírus. O sindicato já solicitou da Sejus disponibilidade de todos os EPIs necessários para proteção dos servidores.

Com informações do Gazeta Central


Dê um duplo clique no vídeo para ativar/desativar o áudio.



spot_img


+ Notícias



+ NOTÍCIAS