RO, Domingo, 19 de maio de 2024, às 2:48



RO, Domingo, 19 de maio de 2024, às 2:48


40 ANOS DE CADEIA – Ex-marido e 2 primos condenados por tentativa de feminicídio, em júri na Câmara de Rolim de Moura

Insatisfeito com o fim do relacionamento, Claudemir com com o apoio de dois primos na tentativa de assassinar sua ex-esposa

ROLIM DE MOURA – Em julgamento realizado no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Rolim de Moura, com ampla participação da população, Claudemir Lara Cavalheiro, Wemerson de Oliveira Silva e Orígenes Marcelino Santos de Jesus foram condenados pela primeira vara criminal daquela comarca a penas que, somadas, chegam a quase quarenta anos. Mais exatamente 39 anos de cadeia para ser cumprido pelos três, sendo 17 anos e 9 meses para Claudemir, o autor do disparo na cabeça da ex-esposa; 11 anos, 10 meses e 6 dias e Orígenes a Wemerson de Oliveira Silva e nove anos e quatro meses de reclusão a Orígenes Marcelino Santos de Jesus.

O crime ocorrido no ano passado gerou comoção na cidade. O julgamento ocorreu na Câmara Municipal da cidade e foi presidido pela juíza Cláudia Vieira Maciel de Sousa. O júri foi bastante concorrido, com  o local lotado por populares e encerrou-se após 15h de julgamento. O crime foi cometido em contexto de violência doméstica e menosprezo à condição de mulher, uma vez que decorreu do fim da relação marital entre Claudemir e sua ex-companheira.

Claudemir foi condenado a 17 anos, 9 meses e 10 dias. Wemerson foi condenado a 11 anos, 10 meses e 6 dias e Orígenes a 9 anos e 4 meses de reclusão.

- Advertisement -



Atendendo ao pedido do Ministério Público, a juíza manteve a prisão dos acusados que terão o regime fechado como cumprimento inicial da pena. “Uma vez todos condenados, a soltura de qualquer deles, evidentemente seria um desprestígio à soberania do júri, como à própria Justiça”, ressaltou a magistrada.

Entenda o caso

Segundo consta nos autos, no dia 27 de abril de 2022, Claudemir, Wemerson e Orígenes tentaram matar a ex-companheira de Claudemir.

Conforme as investigações, o relacionamento entre Claudemir e sua ex-companheira havia terminado dias antes do crime, após 19 anos juntos. No dia do crime, Claudemir foi até a casa da vítima, armado com uma espingarda, acompanhado de seus primos Wemerson e Orígenes.

Chegando ao local, Orígenes permaneceu no carro, mantendo-o ligado para garantir a fuga rápida, enquanto Claudemir e Wemerson entraram na residência após arrombar a porta.

Ao adentrar a casa, Wemerson colocou a mão na porta para evitar que a vítima saísse, então ela correu para o quarto, momento em que Claudemir atirou e ela foi atingida no rosto.

A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiro, levada a uma unidade de pronto atendimento e sobreviveu. Claudemir, Wemerson e Orígenes fugiram do local.

Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação Institucional TJRO, com imagens do alertarolim.com.br






Outros destaques


+ NOTÍCIAS