RO, Terça-feira, 01 de abril de 2025, às 15:26






1º Seminário das Licenciaturas da Unir acontece nesta sexta-feira, 28

Evento terá como tema "A reformulação curricular dos projetos pedagógicos das licenciaturas à luz da Resolução 04/2024: Desafios e possibilidades"

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Unir realiza, no dia 28 de março de 2025, das 8h30 às 12h, o 1º Seminário das Licenciaturas, evento online que abordará a reformulação curricular dos projetos pedagógicos das licenciaturas à luz da Resolução CNE/CP Nº 4, de 29 de maio de 2024. O evento será transmitido por meio do Canal da Unir no YouTube, e pode ser acessado neste link.

O seminário será realizado ao longo de 2025 em cinco encontros, e terá início com a palestra de abertura, ministrada pelo professor Júlio Emílio Diniz Pereira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de um momento de debate e esclarecimento de dúvidas.

O primeiro encontro visa proporcionar um panorama geral e discutir os impactos da nova normativa, que exige a reformulação das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura, destacando desafios e possibilidades para a formação inicial dos professores. A a nova resolução estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores da Educação Básica.

Considerando a publicação da resolução, a Prograd, com o objetivo de proporcionar uma análise crítica e propositiva para subsidiar os cursos de licenciatura nos processos de revisão curricular frente à nova resolução para formação de professores no País, realizará em 2025, entre os meses de março e junho, ações que promovam espaços de discussão, problematização e encaminhamentos de propostas para as reformas curriculares construídas em parceria com os cursos de graduação em licenciatura.

Sobre o palestrante – Júlio Emílio Diniz é professor titular da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. É Doutor em Educação (Sociologia do Currículo e da Formação de Professores) pela University of Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos (2004). Como professor em dedicação exclusiva da UFMG desde 1997, além de inúmeras representações acadêmicas, coordenou o Núcleo de Assessoramento à Pesquisa da Faculdade de Educação e assumiu a Coordenação Pedagógica do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid/FaE/UFMG). Foi professor visitante em universidades estrangeiras, como a Monash University e a University of Washington-Seattle. É membro de associações e conselhos científicos, incluindo a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

Atualmente, coordena a Coleção Docência da Editora Autêntica e é editor-chefe da Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores. Desenvolve e orienta pesquisas sobre as seguintes temáticas: políticas públicas, legislação e reformas curriculares na formação de professores; profissão, trabalho e identidade docente; aprendizagem da docência e construção de saberes docentes; a epistemologia da experiência na formação docente; pesquisas narrativas na formação de professores; pesquisa sobre e na formação docente; formação de educadores, diversidade cultural e movimentos de luta por justiça social. Diniz-Pereira tem 74 artigos publicados na área da formação de professores, em periódicos nacionais e estrangeiros. É autor de dois livros: Formação de professores: pesquisas, representações e poder (Belo Horizonte, Autêntica, 2000) e How the Dreamers are Born: Struggles for Social Justice and the Identity Construction of Activist Educators in Brazil (New York, Peter Lang, 2013).

Programação
• 8h30 Mesa de Abertura com participação da Reitoria, PROGRAD e outras autoridades
• 9h-11h Palestra do Prof. Júlio Emílio Diniz Pereira da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG
• 11h-12h Dúvidas

1º Seminário das Licenciaturas: A reformulação curricular dos projetos pedagógicos das licenciaturas à luz da Resolução CNE/CP Nº 4, de 29 de maio de 2024

Data: 28 de março das 8h30 às 12h

Local: transmissão online (acesse aqui)

Público-alvo: discentes e docentes

Dê um duplo clique no vídeo para ativar/desativar o áudio.






+ Notícias





+ NOTÍCIAS




+ NOTÍCIAS



+ NOTÍCIAS