Rondônia, segunda-feira, 25 de outubro de 2021, às 00:39 [email protected] - Telefone 69 9 99475050

segunda-feira 25 outubro 2021

Vazamento de dados do CPF preocupa brasileiros

Vazamento do cadastro de pessoas físicas expõe brasileiros a golpes de phishing; relembre casos em que o documento da população caiu na web

BRASIL – Vazamentos de CPFs de brasileiros estão se tornando cada vez mais comuns e têm preocupado a população. Isso porque, junto ao nome completo e data de nascimento, o Cadastro de Pessoas Físicas é muito usado em golpes de phishing. De posse dessas informações, cibercriminosos conseguem se fazer passar por serviços legítimos e obter dados sensíveis das vítimas, os quais poderiam ser usados para solicitar empréstimos, pedir senhas de banco, contratar serviços, entre outras coisas.

Em janeiro de 2021, praticamente toda a população do Brasil teve o documento exposto, em um vazamento de dados sem precedentes. No mês seguinte, outro grande vazamento surpreendeu os brasileiros ao expor dados de personalidades como o presidente Jair Bolsonaro e a apresentadora Fátima Bernardes. Na lista a seguir, relembre casos em que o CPF de milhões de pessoas caiu na internet.

CPF: lista relembra casos em que brasileiros tiveram o documento exposto na internet — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

1. Megavazamento de dados em janeiro de 2021

No início do ano, pesquisadores descobriram um vazamento que expôs o CPF de praticamente todos os brasileiros. Cerca de 220 milhões de pessoas estavam listadas no banco de dados, que também trazia nome completo e data de nascimento.

Por Raquel Freire, para o TechTudo

Outras notícias