RO, Sexta-feira, 19 de abril de 2024, às 22:18



RO, Sexta-feira, 19 de abril de 2024, às 22:18


Uma série com cheiro de enxofre – ‘As confissões do diabo’ – Medo

Francisco Rodrigues*

PORTO VELHO – No ensaio desta semana, abordaremos a despeito de uma nefasta ferramenta do diabo, como ele mesmo propõe, esse é o seu mais astuto instrumento: o medo. E o que torna o tema de grande primazia é o fato de que o autor retrata o medo como uma ferramenta deste “diabo” criado pelo homem. Ora, veja que fantástico! É tudo uma criação mental, pois, o diabo é criado pelo homem e, por sua vez, cria-se o medo. Portanto, o controle da mente é arma poderosa contra este temido vilão, o medo. Afinal, como o próprio tinhoso narra, ele é uma energia negativa que vive na mente daqueles que o temem, justamente naquele espaço vazio, que bem retrata aquele conhecido adágio popular.

Em contrapartida, o ímpeto destemido e a grande capacidade de assumir riscos, assim como os atos impávidos em prol da sociedade é, sem sombra de dúvida, o exorcismo do diabo. Neste diapasão, retrato você, empreendedor ou não, que vigorosamente elimina as falácias negativas e empunham a coragem, a perseverança e a dedicação, sendo dono de sua mente e avançando de forma ávida e inexorável rumo ao sucesso.

Imagine se as mentes dos maiores empreendedores da atualidade, como Elon Musk, fossem dominadas pelo medo. Certamente eles nem seriam conhecidos e, muito menos, teriam feito tamanhas façanhas. Se Elon Musk tivesse abandonado o projeto da SpaceX, quando todos o desacreditaram, quando já havia despendido quase todo o seu capital, se naquele momento o medo imperasse, hoje, Elon Musk era apenas um desconhecido falido.

- Advertisement -



Servidão voluntária – imagem ilustrativa -Internet\Google

 

Repare! Foi justamente o domínio sobre a mente e a capacidade extraordinária de ser destemido, mesmo quando tudo estava dando errado, que o fez ser quem é hoje. Não diferente, Jack Ma, o fundador da Alibaba, depois de uma longa trajetória de falhas, do jardim de infância até a vida adulta, sendo rejeitado em praticamente tudo, ainda assim, tornou-se um bilionário, o fato é que Ma não foi sucumbido pelo medo. Se Mark Zuckerberg, Bill Gates e Steve Jobs fossem possuídos pelo medo e não tivessem abandonado os estudos para se dedicar aos seus projetos, não teríamos o Windows, o Facebook, o Smartphone. Se não fosse a capacidade de assumir riscos, estes não seriam conhecidos.

Se o medo nestes cases não fosse sobrepujado por uma fé inabalável não teríamos histórias de sucessos.

O medo, meus caros, é o mesmo que ter uma mente controlada e limitada. É a alienação do ser que o impede de alcançar a fé, o impede de seguir e prosseguir. O medo é o que lhe impede de viver e se permitir novas possibilidades. O medo é quem lhe mantém estático, sem domínio próprio. Uma vez instaurado, o medo tem as rédeas de sua vida e pode determinar o que você é e o que você será.

Doravante, lhe faço um apelo, para que largue essa deletéria vida eivada pelo medo, pois, o medo ocupa o local vazio de sua mente e o domina, todavia, uma mente forte e preenchida fatalmente não será dominada. O medo gera atitudes e pensamentos de algo imaginário que ainda estar por vir, e que quase nunca virá. Um futuro sombrio que quase nunca existirá. E assim, o medo vai ceifando a sua vida e todos os seus sonhos. E, na exata proporção que tu o dominas, tu vai te tornando mestre de sua vida e de seu destino. Por isso, encerro este ensaio com uma confissão do diabo, que pode libertar sua mente: aspire:

“Reconheço a verdade de que o medo geralmente é um preenchedor de espaço que o diabo utiliza para ocupar a porção disponível da sua mente. Ele é somente um estado de espírito, que você pode controlar preenchendo o mesmo espaço que ele ocuparia com a fé inabalável na sua capacidade de fazer a vida fornecer o que quer que você queira dela”.

Resta a conclusão: o que você quer da vida o controle sobre o medo pode lhe dar. Por outro lado, o medo predominante pode lhe tirar.

*É administrador e especialista em Metodologia do Ensino Superior

Contatos

(69) 993253244 Whatsapp

https://www.instagram.com/f.rodriguesrodrigues/?hl=pt






Outros destaques


+ NOTÍCIAS