RO, Quarta-feira, 24 de abril de 2024, às 0:16



RO, Quarta-feira, 24 de abril de 2024, às 0:16


Um empreendedor se caracteriza por atitudes (2) – Por Francisco Rodrigues

Francisco Rodrigues

PORTO VELHO – Bom, agora que já entendeu a multiplicidade de tipos de empreendedores e a essência do empreendedorismo, você deve compreender que um empreendedor não se caracteriza pela criação de um negócio, e sim, por suas atitudes transformadoras.

Aquelas que, motivadas pela inovação, buscam sempre atacar um problema existente na sociedade em prol dela mesma. E isso pode ser feito em muitos lugares, como vimos os diversos ambientes de atuação dos vários tipos de empreendedores.

- Advertisement -



Perceba o que torna empreendedor Pad Man, personagem do drama indiano de 2018 escrito e dirigido por R. Balki: não é o seu modelo de negócio, e sim, seu espírito de transformação social e a sua paixão pelo problema ao qual labuta em resolver.

Isso é enxergado pela inquietude, inconformismo, e vontade que todo empreendedor tem em transformar o mundo num lugar melhor para todos. essência, subjetiva. Eis a verdadeira essência do empreendedor.

Milhões, bilhões, unicórnios e modelos de negócios podem ser uma consequência dessas atitudes empreendedoras, porque sucesso não é o dinheiro, mas sim, o feito, em si mesmo, como o imperativo categórico de Kant.

Acredito muito que você já assistiu “O menino que descobriu o vento”, filme britânico de 2019, popularizado pela Netflix, e, sobretudo, nunca ter imaginado que William Kamkwamba fosse um grande empreendedor.

Por ventura você não tinham essa visão subjetiva do que é o empreendedorismo e estava cativo de outras percepções aqui repudiadas, entretanto, agora é capaz de compreender a verdadeira face do empreendedorismo. E, espero muito, sejas capaz de praticá-lo, e assim como o protagonista do filme em questão, que desenvolveu uma verdadeira transformação, graças à sua inquietude, inconformismo e o desejo de resolver uma problemática na sua comunidade, o ilustre ledor, de onde estiver, imprima no seio da sociedade grandiosas mudanças.

Ora, então podemos alcançar e não concluir que o empreendedorismo é um espírito de inovação, inquietude, inconformismo, superação e de transformação. Logo, caso você ainda não seja um empreendedor ou se não detinha tal entendimento do que era, lhe convido a ser maior do que antes deste texto, a entregar seu melhor e transformar sua vida, organização, e comunidade ou nossa sociedade.

Você é um empreendedor, e a grandeza dos seus feitos não é nem superior e nem inferior aos renomados e bem abastados empreendedores. Na verdade, você está no lugar certo para a missão certa, a mudança sempre começa por você, pelos seus e por onde estiver. Quão belo é este ímpeto transformador, use-o.

Fácil? Difícil? Empreender em qualquer área é uma jornada de altos e baixos, de muitos desafios, e claro, empreender lhe colocará eternamente fora da zona de conforto, por isso, talvez surja o medo, a impotência, a subestimação quanto às suas capacidades empreendedoras.

Assim, caríssimo, talvez tenha que trabalhar sua resiliência, superação, coragem (que não é a ausência de medo e sim o enfrentamento do medo), para que entenda como começar uma verdadeira transformação e uma jornada empreendedora.

Encerro este ensaio com um dialeto africano popularizado nas terras derradeiras por Dom Moacyr Grechi, hoje nos braços do sagrado, que diz assim: “Gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, conseguem mudanças extraordinárias”.  Até logo, meu caro empreendedor.

Administrador e Especialista em Metodologia do Ensino Superior

Fotos: Internet\Google






Outros destaques


+ NOTÍCIAS