RO, Terça-feira, 13 de maio de 2025, às 22:13






Projeto Asas: TJRO articula parceria com Rede Estadual de educação para projeto de Justiça Restaurativa nas escolas

Termo de cooperação a ser celebrado com o Estado prevê a formação de professores em escolas para contribuir com a pacificação social

Fotografia mostra reunião realizada no plenário com juíza ao fundo e servidoras em volta

Representantes da secretaria de Estado da Educação (Seduc) estiveram nesta terça-feira, 27, no Tribunal de Justiça de Rondônia, para formalizar um termo de cooperação entre as duas instituições, no sentido de viabilizar o projeto que prevê a realização de práticas restaurativas nas escolas estaduais. Batizado de Asas, é voltado para profissionais que atuam em escolas, magistrados(as) com competência na infância e juventude, diretores de escolas além de pais ou responsáveis. O projeto está alinhado à estratégia institucional de Prevenção de Litígios e Adoção de Soluções Consensuais para conflitos do Poder Judiciário de Rondônia 2021-2026.

Para a articulação das ações a serem desenvolvidas, a secretária adjunta da Seduc, Débora Raposo e a gerente de formação pedagógica, Silvana Gregório, estiveram no edifício sede do TJRO, onde foram recebidas pela juíza auxiliar da presidência, Karina Miguel Sobral e pela equipe de assistentes sociais e psicólogos que atuam na formação em Justiça Restaurativa. A assistente social Elivânia Lima explicou o projeto, demonstrando os benefícios da Justiça Restaurativa, que tem como foco principal a mudança dos paradigmas de convívio social, por meio de uma série de ações coordenadas e interligadas por princípios comuns dos valores humanos.

O projeto busca formar facilitadores na metodologia circular para atuar nas escolas piloto. No primeiro momento, duas escolas vão receber o projeto, sendo uma na zona Leste e outra na Zona Sul da Capital. A Seduc definirá as escolas, com base em indicadores. Com o termo de cooperação, a Justiça de Rondônia vai atuar na formação, que inclui encontros presenciais e virtuais dos profissionais das escolas. Um seminário será realizado em abril para reunir profissionais da rede estadual e discutir o tema com palestrantes reconhecidos nacionalmente.

A juíza auxiliar da presidência Karina Miguel Sobral reforçou àa secretária adjunta da Seduc, acerca da necessidade de sensibilização sobre o projeto que traz muitos benefícios à sociedade. “Ficamos felizes em poder contribuir com essa ferramenta transformadora, que será muito importante para esses espaços”, pontuou.

Fonte: TJRO
spot_img



+ Notícias



+ NOTÍCIAS