RO, Quinta-feira, 18 de julho de 2024, às 0:45



Expressão Rondônia

PPGAgro: conheça o novo mestrado da Unir

Com edital previsto para julho, o PPG curso é voltado à Gestão de Agronegócios e Sustentabilidade

O recém aprovado Programa de Pós Graduação em Gestão de Agronegócios e Sustentabilidade (PPGAgro), que será ofertado, em breve, no Campus de Cacoal da Universidade Federal de Rondônia (Unir), chegou para preencher uma lacuna de formação especializada na região central do estado. O curso busca formar profissionais com competências e habilidades para desenvolver e empreender metodologias e práticas de gestão, ensino e pesquisa no contexto do agronegócio, considerando as variadas dimensões da sustentabilidade. Dessa forma, pretende alavancar o desenvolvimento do Estado de Rondônia e da Amazônia Legal brasileira por meio da análise e fomento de políticas públicas de desenvolvimento agrícola e rural.

De acordo com a coordenadora do PPGAgro, professora Suzenir Aguiar, “o Campus UNIR de Cacoal está inserido na região sudoeste da Amazônia, onde há carência de oferta de mestrado e grande demanda na região para a formação de profissionais voltados para o desenvolvimento de agronegócios amazônicos. E, ao mesmo tempo, o PPGAgro irá atender as necessidades locais e regionais no âmbito da ciência e tecnologia”.

Cacoal é uma cidade polo que compreende 15 municípios do interior de Rondônia, e que possui uma base econômica composta por agricultores familiares produtores de café. “Este notório saber dos agricultores familiares para a produção cafeeira servirá de base para o fomento de pesquisas que envolverão temas relacionados à agricultura familiar no PPGAgro, pois se reconhece a importância de estudos relacionados ao agronegócio de base familiar”, afirma a coordenadora ao concluir que “os resultados destas pesquisas, além de subsidiar a produção científica do PPGAgro, terão desdobramentos a nível de extensão universitária, com atividades de contribuição social que envolverá os estudantes, professores da Unir, do PPGAgro e os agricultores familiares pesquisados”.

- Advertisement -



De acordo com a coordenação do curso, o mestrado tem previsão de lançar o edital de seleção para a primeira turma em julho de 2024, com o total de 20 vagas.

  • Mais detalhes sobre o curso

Objetivos – Entre os principais objetivos do Programa inclui-se: realizar estudos e pesquisas sobre a gestão do agronegócio e a agricultura familiar, considerando a complexidade de Rondônia e da Amazônia Legal brasileira, visando o estudo de melhores práticas de manejo e processos gerenciais em cadeias produtivas regionais, nacionais e internacionais; bem como promover estudos sobre os Sistemas Integrados de Produção Sustentável e a criação de modelos de produção agrícola, contribuindo com as estratégias de inovação territorial para a competitividade sustentável do agronegócio local e regional.

Linhas de pesquisa – O programa possui duas linhas de pesquisa. A Linha 1 – Agroambientes e Agricultura familiar tem como objetivo desenvolver estudos em agroambientes que privilegiam a inserção das formas familiares de produção e gestão nas cadeias produtivas do agronegócio, e suas políticas de apoio ao desenvolvimento local e regional.

Já na Linha 2 – Gestão, Produção e Inovação Sustentável no Agronegócio Amazônico o objetivo é nortear estudos que vinculam os Sistemas Integrados de Produção Sustentável do agronegócio ao processo de desenvolvimento local e regional.

Pesquisa – Os projetos de pesquisa vinculados aos programas de pós-graduação proporcionam uma aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na teoria. Para o PPGAgro, que já conta com projetos vinculados, as pesquisas estimularão a criação de soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios do agronegócio amazônico. Esses projetos estão ligados aos objetivos gerais e específicos do curso, promovendo a integração de práticas de gestão, ensino e pesquisa com a sustentabilidade no agronegócio. Além disso, alinham-se aos princípios do programa e contribuem significativamente para o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e ambiental de Rondônia e da Amazônia Legal brasileira.

  • Veja abaixo todos os projetos de pesquisas que já estão em andamento e são desenvolvidos por professores do Campus de Cacoal que também atuarão no PPGAgro.

Projetos de pesquisa vinculados à Linha 1 – Interfaces do desenvolvimento regional em Rondônia: um estudo da relação do desmatamento com o PIB agropecuário; Núcleo de Estudo em Agroecologia (NEA) para juventude dos Territórios de Rondônia; A efetividade dos programas de incentivo à preservação ambiental: análise da implantação do Programa Floresta+ em Rondônia; Necessidade informacional de empreendedores de pequeno porte no que tange a Custo/Volume/Lucro (CVL).

Projetos de pesquisa vinculados à Linha 2 – Previsões de indicadores agrícolas da soja do estado de Rondônia utilizando inteligência computacional; Produção Cacaueira em Rondônia: Análise da viabilidade econômica de diferentes sistemas de cultivo; Avaliação econômico-financeira do milho safrinha e da soja consorciados com o capim em Sistemas integrados na região sudoeste da Amazônia; Melhoramento genético da castanheira-do-brasil para produção de frutos.






Outros destaques


+ NOTÍCIAS