RO, Domingo, 03 de março de 2024, às 19:44



RO, Domingo, 03 de março de 2024, às 19:44


POLITICA & MURUPI — Lula triplica a aposta e revela a estratégia do Jaques Wagner

1-LULA TRIPLICA A APOSTA E REVELA A ESTRATÉGIA DO JAQUES WAGNER

- Advertisement -



Pendurado pela brocha e dependendo do STF para disputar a eleição que ao fim e ao cabo conquistou, Lula ficou à mercê do Centrão no Congresso e dependendo de providências do STF para governar. Sem programa, com equipe grande, mas sofrível, Lula passou o ano sem nada mostrar de novo ou mesmo de velho como o PAC. Um ano e chegou a hora de tirar coelhos da cartola e jogar os dados avançando casas no jogo de poder ou se preferem, “banco imobiliário” triplicando a aposta. Para os que como eu viram no Jaques Wagner o bode de bicheira do PT, a revelação da estratégia montada pelo governo Lula (isso é coisa do Zé Dirceu) foi genial. O voto de Wagner reduziu o “animus furibundis” no Senado, tanto que Davi Alcolumbre marcou a “sabatina” das duas pérolas escolhidas por Lula para o dia 13 na CCJ, antessala do “Chá das 5”, a votação que chancela – sempre – os nomes escolhidos pelo presidente da república.

O Judiciário irá fortalecer suas hostes com um PGR mamão com açúcar ligado a Gilmar Mendes e seus amestrados e claro, a Lula com poder de engavetar e acelerar processos, que não é novidade na “terra brasilis” e no STF com um ogro diáfano – acho essa palavra tão chique que não resisti à tentação, para lutar ao lado ou à frente de Alexandre Moraes. E a receita desse bolo traz alguns ingredientes relevantes a observar e novamente acredito que tem Zé Dirceu na cozinha. Sêo Pacheco que estava entre bravo e lamuriento – ele faz beicinho de lamúria até quando sorri – aceitou oferta de Lula para passear no Catar, mas antes prometeu que votaria as duas indicações de Lula até o dia 15. Tarefa para Alcolumbre que quer voltar à presidência do senado: ele matou no peito e marcou as sabatinas para o dia 13 entregando a Weverton Aguiar do Maranhão e ex-desafeto do Dino a relatoria. Só ficou de fora o Jaques Wagner.

Eu citei de fora? Desculpem. Errei. Jaques Wagner operou o processo de dentro do Senado, já sabendo que a PEC da redução dos poderes do STF seria aprovada. Seu voto e os de mais três liderados e a ordem para liberar a bancada foi o W.O. para um jogo de cumprir tabela e que estava perdido. A PEC volta para a Câmara dos Deputados e a possibilidade de ser aprovada às vésperas do natal é quase nula. Para Artur Lira é a tempestade perfeita. Fica bem com Lula, recebe mais dois ministérios, mais grana para distribuir no antigo “orçamento secreto” fica bem com o STF onde tem um rabão extenso e Zé Fini. Só alegria!!!

Não vou torcer para que o avião onde viajamos que é pilotado por Lula se esborrache no chão mas sei que 2024 será um ano de apertos, arrochos, dificuldades, quebradeiras, inflação alta e de muito ajoujo. E ninguém no Brasil entende mais de ajoujos (junção de chifres de boi amarrados com tira de couro) que Lula e o PT. Para quem não se lembra, lembro o petrolão, mensalão e outros “ões” com a grana correndo solta para os dois lados. Assim a decantada harmonia dos três poderes continuará por cima da mesa e por debaixo dos panos. E para manter a coisa mais arrumada que penteadeira de “mulé dama” soltaram um balão de ensaio e – de novo isso é coisa de Zé Dirceu – Ricardo Lewandowsky que teve a pachorra de rasgar a constituição no impeachment de Dilma Roussef pode assumir a pasta da justiça e segurança pública. Quero ver quem vai ser contra com essa força toda para barrar qualquer argumento.

Cá pra nós, pensar ou pior que, expressar-se na República Brazuka do Sul do Equador é para inocentes, santos e puros, produtos que vivem em constante entressafra e logo sofrem de escassez permanente.

2-O ÚLTIMO PINGO

Não é somente nas redes sociais e propagandas veiculadas pela TVS. Quem anda pelas ruas e estradas de de Porto Velho vê o que a Prefeitura está fazendo em termos de obras. Goianésia, Calama da Mamoré até Cristal do Calama, Zona Leste, Zona Sul, estradas vicinais todas com substituição de bueiros patrolamento e encascalhamento – Carlos Magno remoçou com tanto trabalho – Avenida Santos Dumont e se eu for listar vai faltar papel. EcoPorto, desativação do lixão da Vila Princesa entre outras obras. E até o primeiro trimestre o Complexo da Estrada de Ferro estará entregue e pelo que posso ver, um pouco antes a nova rodoviária entra em operação. Quem for disputar a vaga para governar o estado vai ter de enfrentar uma figura com musculatura política, obras finalizadas e no comando da AROM chamada Hildon Chaves.

Por Leo Ladeia

29112023 | [email protected]





Outros destaques


+ NOTÍCIAS