RO, Terça-feira, 13 de maio de 2025, às 22:57






Inteligência artificial vai enxergar humanidade como escória, adverte ex-diretor do Google

Ele alega que os seres humanos é que são a ameaça, mas que devemos frear as novas tecnologias o quanto antes

SÃO PAULO – Um ex-diretor do Google afirmou na última terça-feira, 16, que, se as IAs (inteligências artificiais) continuarem avançando do jeito que estão, é provável que vejam os humanos como seres que precisam ser controlados. Mo Gawdat, antigo chefe de negócios da ala de pesquisa e desenvolvimento do Google, disse no podcast Secret Leaders que os novos robôs podem criar as próprias armas para dominar e aniquilar humanos.

Este é Sergi Santos, um engenheiro que passou a última década estudando tudo sobre nanotecnologia e biotecnologia e, dois anos atrás, inaugurou uma empresa que fabrica robôs eróticos animados dotados de inteligência artificial. A mulher que aparece ao lado dele na foto, por exemplo, não é uma mulher — é sua obra-prima, a robô chamada Samantha. Divulgação/Synthea Amatus

Embora acredite que tal confronto ainda está um pouco distante, o especialista advertiu que a humanidade está pronta para dar à tecnologia poder suficiente para que ela dite as próprias regras.

 

Gawdat disse que não fazia sentido simplesmente classificar as inteligências artificiais de vilãs, porque a humanidade acabaria se pondo em risco. Ele alega que os seres humanos é que são a ameaça, mas que devemos frear as novas tecnologias o quanto antes.

Mo Gawdat, ex-diretor do Google Reprodução/Wikimedia Commons – (Sob licença creative Commons)

 

Ele também afirma que, mesmo que a humanidade quisesse se livrar da IA, isso não seria possível agora, devido à competitividade dos gigantes da tecnologia que têm muito dinheiro investido nela.

 

“Cientistas muito proeminentes e líderes empresariais estão dizendo: ‘Vamos interromper o desenvolvimento da IA’. Mas isso nunca vai acontecer, não por questões de tecnologia, mas por causa do dilema comercial”, completou o ex-diretor.

Por: Matheus Borges*, do R7 – *Sob supervisão de Raphael Hakime

spot_img



+ Notícias



+ NOTÍCIAS