RO, Quinta-feira, 25 de abril de 2024, às 13:30



RO, Quinta-feira, 25 de abril de 2024, às 13:30


Engenheiros aprendem mais no curso que explica contratos de obras públicas

Contratação, execução, prestação de contas e perícias de engenharia – fundamentos, metodologia, prova técnica e casos práticos. Esses itens fazem parte do curso que o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Estado de Rondônia (IBAPE-RO) realizará nos dias 11 e 12, quinta e sexta-feira, no auditório da Biblioteca Pública Municipal Francisco Meireles.

Engenheiro José Eduardo Guidi

O curso será ministrado pelo engenheiro civil especialista José Eduardo Guidi. Membros do IBAPE-RO, das Secretarias Estaduais de Finanças, Obras Públicas, Emater e outros órgãos irão participar. Mais de 70 já se inscreveram.

O secretário estadual de obras, coronel Erasmo Meireles de Sá leva para lá 62 servidores.

- Advertisement -



“Esperamos que todos tirem o maior proveito do curso, e já manifestamos a nossa satisfação pela pronta resposta do poder público, inscrevendo esse número de pessoas participantes”, disse hoje o presidente do instituto, engenheiro florestal Joel Mauro Magalhães.

Engenheiro florestal Joel Magalhães, presidente do IBAPE-RO

“Lá estivemos, junto com o engenheiro ambiental e sanitarista, também ibapiano, Francisco José do Nascimento, tivemos muito boa receptividade do secretário Meireles e de seu adjunto, major Jeferson Ribeiro da Rocha, e a eles manifestamos a nossa gratidão”, disse Joel Magalhães.

“Se você trabalha em órgãos públicos com contratos de obras, atenção!”, ele alerta no Facebook. “O Tribunal de Contas do Estado detectou inúmeras falhas em editais de execução, monitoramento, prestação de contas entre outros aspectos nas licitações de obras e serviços públicos, o que tem atrasado as análises processuais além de exigir mais tempo, desperdício de material, consumo de energia elétrica e gerando estresse, despesas e desgastes desnecessários no seu trabalho.”

QUALIDADE É O QUE CONTA

Segundo Joel, há longa tradição dos IBAPEs em todo o território nacional em primar pela defesa de melhores qualidades das perícias e avaliações, e da mesma forma, das elevadas qualidades nas vistorias e inspeções imobiliárias.

“Reunimos as características eivadas das melhores propriedades nas obras de todos os gêneros e categorias das engenharias”, assinalou o presidente.

Ele explicou que a capacitação profissional, tanto de filiados quanto de toda a comunidade tecnológica, somada ao conhecimento de profissionais de outras áreas, extrapola as engenharias. “Quem ganha é a sociedade em geral”, disse Joel Magalhães.

“É exatamente nessa questão que o IBAPE-RO acaba de marcar um gol de placa, pois a manutenção ativa das entidades de classe do Sistema CONFEA/CREA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Conselho Regional) implica o requisito de promover no mínimo três eventos de conformidade com os objetivos estatutários de cada entidade; dentre os objetivos estatutários do instituto há itens enfatizando a realização de cursos de capacitação.

Ainda conforme Joel Magalhães, numa reunião da diretoria executiva a exitosa proposição de um curso foi aprovada. “E o valoroso apoio do Ibapiano José Eduardo Guidi possibilitou realizar o primeiro curso do IBAPE-RO, depois de sua completa legalização funcional.

“Tivemos o essencial apoio dos filiados, especialmente de Francisco José do Nascimento, Antônio Carlos Xavier, Neemias Barbosa e outros membros da diretoria executiva, além da magnífica colaboração da secretária do gabinete do CREA-RO, Graciema Cauper”, nominou o presidente.

Foi Graciema quem obteve algumas vitórias que, segundo Joel Magalhães, são dignas de comemoração, devido ao exaustivo trabalho em busca de documentos requeridos pelas legislações e normas. “Com o trabalho dela, finalmente, o CREA-RO tirou registro e está filiado ao IBAPE nacional. “Tudo isso, neste ano”, acrescentou.

MONTEZUMA CRUZ
Com fotos do Blog Obra Prima






Outros destaques


+ NOTÍCIAS