Rondônia, domingo, 28 de novembro de 2021, às 22:03 [email protected] - Telefone 69 9 99475050

domingo 28 novembro 2021

I Mostra dos Escritores de Rondônia acontece em novembro

Evento reunirá alguns expoentes literários do Estado em conversa virtual

RONDÔNIA – Neste sábado, dia 27 de novembro, às 19h, por meio do canal do Youtube do Sesc Rondônia, acontecerá o I Mostra dos Escritores de Rondônia, evento que discutirá as trajetórias e produções literárias de alguns escritores convidados pela Coordenação de Cultura do Sesc. Farão parte das discussões as obras literárias: Um trabalho, Uma história, incompreensões, realizações, de Thais Lucksis; Entre Portos: Narrativas às margens, de Amanara Brandão e Christian Nienov; Vermelho/Ruína, de Erlândia Ribeiro; O curumim do Rio Machado e suas histórias maravilhosas, de Márcia Mura; e DO MAR DO CARIBE À BEIRA DO RIO MADEIRA: Historiografia, Cultura e Imigração, de Cledenice Blackman.

A conversa, que será mediada pela poetisa e rapper Negra Mari (RO), tem como objetivo oportunizar o público o contato com experiências narrativas e relatos de autores regionais, valorizando o expoente literário.

SOBRE OS AUTORES PARTICIPANTES

Thaiz Lucksis nasceu em 1980 na cidade de Guajará-Mirim (RO), fronteira com a Bolívia. Filha de pais guajaramirenses e neta de amazônidas, imigrantes cearenses e lituanos. Arquiteta e urbanista formada pela UFMT, em 2002. Concluiu a formação em Iniciação Teatral pelo Centro Cultural Português do Mindelo – Instituto Camões, em Cabo Verde – 2005. Produziu e atuou em peças na cidade de Guajará-Mirim entre 2007 até 2014. É uma das idealizadoras e realizadoras do FESTINAÇU – Festival Internacional de Teatro de Guajará-Mirim desde 2011 como diretora de produção.

Amanara Brandão Lube (RO) é artista afroamazônida, artesã do corpo e das palavras. Atua na cena teatral nacional desde 2014 com o grupo O Imaginário e desenvolve trabalhos independentes como escritora, produtora cultural, performer e artista-pesquisadora na linguagem de Performance Art. É formanda do Curso de Teatro na Universidade Federal de Rondônia.

Christian Otto Muniz Nienov nasceu em Porto Alegre/RS. É descendente de imigrantes colonos alemães. Formado em História, com Mestrado e Doutorado em Filosofia (PUCRS). Participou da Oficina de Criação Literária do escritor Assis Brasil e da Oficina Dramaturgia da Escrita do escritor Euler Lopes. É professor de Filosofia na UNIR (Universidade Federal de Rondônia) desde outubro de 2015, onde ministra aulas em diversos cursos. Pesquisa as relações entre História, Literatura e Filosofia. É especialista em Filosofia Francesa do século XX (Deleuze, Foucault, Derrida).

Erlândia Ribeiro é escritora, tendo publicado o livro de contos Superfícies irregulares pela Editora Kotter em 2019 e agora lança seu livro de poemas, vermelho/ruína (2021), pela Editora Urutau. É graduada em Letras Espanhol e Mestra no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários – PPG-MEL pela Universidade Federal de Rondônia e, atualmente é doutoranda em Estudos Literários no Programa de Pós-Graduação do PPGL-UFES, pela Universidade Federal do Espírito Santo. Trabalha com os diários da escritora argentina Alejandra Pizarnik (1936-1972), seu objeto de vida e de pesquisa. E é uma das fundadoras do Clube das Escritoras de Rondônia (2019-presente).

Márcia Mura do paranã Madeira, território ancestral Mura, é contadora de história, indígena escritora, doutora em história social pela USP, artivista (faz ativismo por meio da arte). Como educadora pratica a pedagogia da afirmação indígena no local onde vive, nos caminhos das águas amazônicas por onde percorre em todo lugar que se coloca aberto para essa pedagogia. Foi professora na rede de educação de Estado de Rondônia de 1997 a agosto de 2021, nos últimos cinco anos atuou na escola Estadual Francisco Desmorest Passos situada no Distrito de Nazaré/Baixo Madeira/Rondônia, dando aula de História, onde praticou intensamente a pedagogia da firmação indígena e para além da escola realizou rodas de literatura indígena com crianças e de vivências com mulheres sobre memórias ancestrais por meio das experimentações com a argila. Coordenadora do coletivo Mura, de Porto Velho, e faz parte do Instituto Madeira Vivo, que atua em defesa dos direitos dos Povos Indígenas e populações tradicionais do Rio Madeira. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Rondônia: licenciatura plena e bacharelado. Mestra em sociedade e Cultura na Amazônia, pela Universidade Federal do Amazonas. Doutora com teste intitulada “Tecendo Tradicionais Indígenas”, defendida em maio de 2016 na USP.

Cledenice Blackman É natural de Porto Velho/RO, descendente da quarta geração de Barbadianos(as), Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus Marília (2018/2020). Mestra em História e Estudos Culturais pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2013/2015). Mestra em História, Direitos Humanos, Fronteiras e Culturas no Brasil e América Latina pela Universidad Pablo de Olavide/Sevilla (2008/2010). Pós-Graduada em Gestão, Supervisão e Orientação Escolar pela Faculdade de Ciências Administrativas e Tecnologia de Rondônia – FATEC-RO (2007/2008). Bacharela e Licenciada em História pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2003/2006). Bacharela em Biblioteconomia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2009/2013). Atuando principalmente nos seguintes temas: História de Rondônia, Historiografia sobre os(as) Afro-Antilhanos(as), A anterioridade da mulher afro-antilhana na educação, Imigração dos(as) Barbadianos(as) ou Antilhanos(as) para Amazônia Brasileira, especificamente, para Porto Velho

 

Serviço: I Mostra dos Escritores de Rondônia

Quando? 27  de novembro de 2021, às 19h (horário RO)

Onde? Youtube do Sesc Rondônia – https://www.youtube.com/c/SescRond%C3%B4nia

Realização: Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Rondônia

****************************************************

Acompanhe as ações do Sesc Rondônia nas redes

Na Web: https://sescro.com.br/

No Instagram: @sesc_ro

No Facebook: @sescrondonia

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria/SESC RO

Outras notícias