RO, Quinta-feira, 28 de março de 2024, às 15:23



RO, Quinta-feira, 28 de março de 2024, às 15:23


GIRO DE NOTÍCIAS

PORTO VELHO – Rondônia tem desde ontem mais cinco novas unidades – agora são 13 – do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM): Em Alta Floresta a Escola Padre Ezequiel Ramin; em Ouro Preto a Escola 28 de Novembro; em Cacoal a Escola Aurélio Buarque de Holanda Ferreira; em Guajará-Mirim a Escola Alkindar Brasil de Arouca e em Jaru a Escola Raimundo Cantanhede, em Jaru.

A Escola Tiradentes em Jacy-Paraná é a segunda unidade do sistema Tiradentes que agora já soma 13 escolas

Antes já funcionavam oito colégios militares, sendo sete administrados pela Polícia Militar (Colégio Tiradentes) e um pelo Corpo de Bombeiro (Dom Pedro II). As unidades se concentram nos municípios de Porto Velho, distrito de Jaci-Paraná, Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena e Rolim de Moura.

PRO UNI

- Advertisement -



O Ministério da Educação divulgou ontem, 18, o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o primeiro semestre de 2020. Os estudantes selecionados para receber a bolsa de estudos precisam comprovar as informações fornecidas no ato da inscrição. A documentação solicitada deve ser apresentada às instituições de ensino até o dia 28 de fevereiro. O resultado pode ser conferido na página do ProUni . As bolsas eventualmente não preenchidas poderão ser ocupadas por participantes da lista de espera. O prazo para se inscrever na lista de espera é de 6 a 9 de março e a divulgação será feita no dia 12 de março. Neste semestre, o ProUni está oferecendo 252.534 bolsas. O sistema registrou mais de 1,5 milhão de inscrições, feitas por 782.497 estudantes. O número de inscrições é maior que o de inscritos porque cada participante pode escolher até duas opções de instituição, curso e turno.

2ª INSTÂNCIA

Senadores de vários partidos estão mobilizados para aprovar ainda neste trimestre o Projeto de Lei Suplementar autorizando a prisão de condenados em 2ª instância. A proposta é do senador \Major Olímpio (PSL-SP). O tema é coberto de reviravoltas no âmbito jurídico. Em outubro de 2016, o STF havia decidido permitir as prisões após condenação em segunda instância. Já em novembro de 2019, os ministros votaram novamente a matéria, dessa vez optando por condicionar o início do cumprimento da pena somente após o trânsito em julgado, alterando o entendimento anterior. Isso permitiu que milhares de penas que já estavam sendo cumpridas em regime fechado fossem revistas, sendo o caso mais emblemático o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi solto após 580 dias em detenção na Superintendência da Polícia Federal de Curitiba.(agenciabrasil.ebc.com.br)

DÓLAR

Novo recorde nominal (sem considerar a inflação) de fechamento, com valorização de 0,66%, alcançou nesta terça-feira o dólar comercial, com a segunda alta seguida e fechou o dia cotado a R$ 4,358 na venda. Apesar da alta, o Banco Central não atuou no mercado de câmbio. Em 2020, o dólar já soma valorização de 8,60% em relação ao real. O Ibovespa, por sua vez, encerrou a sessão em queda de 0,29%, aos 114.977,29 pontos. Neste ano de 2020, o índice da Bolsa brasileira acumula baixa de 0,58%.

CERVEJA CONTAMINADA

Perícia feita pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA/MG) detectou traços de pelo menos um dos elementos contaminantes etilenoglicol e dietilenoglicol – substâncias altamente tóxicas e impróprias para consumo humano – em mais 14 lotes de cervejas feitas pela Backer. Os lotes contaminados foram produzidos entre julho de 2019 e janeiro de 2020. No total, 55 lotes de rótulos diversos da cervejaria já foram considerados contaminados. Além dos rótulos mais conhecidos – a cerveja Belorizontina e a Capixaba –, as marcas Backer Pilsen, Backer Trigo, Brown, Backer D2, Capitão Senra, Corleone, Fargo 46, Layback D2, Pele Vermelha e Três Lobos Pilsen tiveram resultado positivo para substâncias que não deveriam fazer parte da fórmula da cerveja. A fiscalização foi feita de acordo com os protocolos higiênico-sanitários estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e faz parte do processo de regularização da cervejaria Backer. (agenciabrasil.ebc.com.br).






Outros destaques


+ NOTÍCIAS