terça-feira 28 setembro 2021 - 16:20
32 C
Porto Velho

terça-feira 28 setembro 2021

GIRO DE NOTÍCIAS – Governo quer ampliar compras de pequenos produtores para alimentação escolar

Um rápido e panorâmico olhar sobre as notícias do dia

PORTO VELHO – A partir de setembro ocorrerão cinco seminários estaduais/regionais para fomentar a participação de pequenos produtores rurais no programa de alimentação escolar. Será priorizada a participação de municípios que nunca compraram da agricultura familiar e/ou apresentam baixo percentual de aquisição, incluindo agricultores familiares indígenas como fornecedores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

EMATER

O projeto terá o apoio da Emater. O programa será realizado conforme o novo Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério da Agricultura e o Ministério da Educação (MEC) para fomentar e qualificar a participação da agricultura familiar e de suas organizações produtivas no Pnae  b.

PREVIDÊNCIA

Atenção beneficiários do INSS: se você for chamado por telefone ou outro meio, alegando ser necessário que confirme número de documento ou coisa assim, desligue na hora: um grupo de bandidos está agindo aproveitando o processo atual revisões pela Previdência, para pedir dados pessoais, através de carta, email, telefone etc.

REGISTRO

Quando o INSS convoca o beneficiário para apresentar documentos, isso  fica registrado no Meu INSS, e deve ser usado o telefone 135 para checagem.

COMO EVITAR

Para não dar moleza para a bandidagem: Sempre atualize seus dados, pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 – telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. O INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS.

MINI-CURSOS

A UNIR abriu inscrições para três minicursos gratuitos de língua espanhola, literatura e culturas hispano-americanas, dentro dos seguintes temas: Curso Básico de Espanhol: es hora de aprender!; Ensino e aprendizagem para além das fronteiras: minicurso de espanhol básico; e Taller: Lectura y conversación en español, cada um com carga de 40 horas e certificação aos participantes. As aulas serão realizadas de forma remota, no período de julho a outubro de 2021, em encontros síncronos e assíncronos, de duas a três vezes por semana.

VEJA MAIS EM

https://www.unir.br/index.php?pag=noticias&id=29389

PROUNI

Até amanhã, 6ª feira, 16, estão abertas inscrições a candidatos às bolsas do Prouni. Inscrições em http://fila.mec.gov.br/manutencaoprouni/#.

LIBRAS

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (13) projeto de lei que define a educação bilíngue de surdos como uma modalidade de ensino independente. Oriundo do Senado, o texto modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para estabelecer como educação bilíngue aquela em que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é considerada primeira língua, e o português escrito como segunda língua. A matéria irá à sanção presidencial.

SURDOS

A medida deve ser aplicada em escolas bilíngues de surdos, classes bilíngues de surdos, escolas comuns ou em polos de educação bilíngue de surdos. A modificação na LDB deve beneficiar estudantes surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas que tenham optado pela modalidade bilíngue.

OLIMPÍADAS

Não se emendam: depois dos escândalos envolvendo atletas russos de quase todas as modalidades, o que levou à suspensão da Rússia de participar de eventos internacionais, um teste realizado com dois russos, candidatos certos a medalhas olímpicas, provou que o casal usava doping. Ambos foram afastados da disputa dos Jogos de Tóquio.

Por: JLA Cavalcanti e equipe, com informações da agenciabrasil.ebc.com.br

Outras notícias

error: Content is protected !!