RO, Terça-feira, 23 de abril de 2024, às 2:19



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Gifting – A arte de presentear, encantar e fidelizar clientes

Francisco Rodrigues*

PORTO VELHO – O ato de dar e receber presentes em relações, seja familiar, amigável, em meio a guerra ou até mesmo em relações econômicas, não é recente. É bem sabido que os primórdios cultuavam deuses através de oferendas, e os presenteavam. A Bíblia Sagrada traz passagens que demonstram tais práticas, como é o caso dos três reis magos, que presentearam o menino Jesus, conforme relatado no livro de Mateus 2, capítulo 1, versículo de número 11. Corroborando ainda, o livro sagrado em Provérbios, capítulo 18, versículo 16, descreve: “um bom presente desobstrui a passagem para aquele que o entrega, e o conduz à presença das pessoas que decidem”.

Outro exemplo emblemático que está empalado em nossas raízes é o dos Povos Indígenas, os verdadeiros donos dessa “terra adorada”, ludibriados pelos portugueses no século XV ao chegarem no hodierno Brasil. Estes povos tradicionais recebiam reles bugigangas e em troca entregavam suas maiores riquezas, sendo, inclusive, violados. Na Grécia Antiga, podemos, a partir do Poeta Homero, compreender a importância do presente. Ao escrever Ilíada, rapsódia que conta guerra de Tróia, o escritor Grego descreve o desfecho de um presente – o famigerado Cavalo de Tróia – torna cristalino o quão importante é uma estratégia e como um presente pode consumá-la. Com êxito.

Ora, notadamente, o presente tem sobre prisma axiológico e histórico imponente essência, e que através do Marketing retoma o seu posto estratégico.

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Imagem meramente ilustrativa – Internet/Google

Portanto, Senhor Empreendedor, entenda: presentear e ofertar experiências aos seus clientes com pequenos mimos é uma forma de fidelizar e estabelecer uma boa relação comercial. O que para muitos pode ser visto como um gasto desnecessário, para outros, é estratégia que, se bem utilizada, pode ser um diferencial competitivo com promissores resultados para seu negócio.

Logo, se ainda não é uma tática utilizada no seu comércio e tens interesse em aplicá-la, eu vos apresento o Gifting. Apesar de ainda possuir rasas teorias, trata-se de uma prática antiga que vem ganhando proporções gigantescas, de forma inovadora e com capacidade incrível de fidelização de  clientes. O Gifting conceituado como um ato estratégico do campo de atuação do marketing, é uma técnica antiga, todavia, totalmente reformulada, o que antes era apenas uma forma de agradar seus clientes com brindes, transmuta-se em uma estratégia complexa que abrange diversas vertentes do Marketing, como o Customer Relationship Management – CRM e o Branding.

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Note, o Gifting não se limita meramente ao ato de ofertar brindes regularmente aos clientes, na verdade, vislumbra prover conceitos e criar experiências positivas, entre o cliente e a empresa,  que permanecerá na memória do consumidor. Isso fará com que o presenteado guarde com carinho e seja a todo momento relembrado de sua marca, empresa ou produto, com  sensações agradáveis que impulsionam a fidelização e, consequentemente, novas transações comerciais. O presente aqui tratado é como um mecanismo  implantado pela sua empresa no íntimo social, familiar, afetivo e cognitivo do cliente, com vistas a promover sensações, experiências e cumprir seu propósito estratégico.

Presentear e ofertar experiências aos seus clientes com pequenos mimos é uma forma de fidelizar e estabelecer uma boa relação comercial

Ora, depreende-se que não é qualquer presente, feito em larga escala e que é distribuído para todos, penso que a customização, a inovação, a criatividade, o perfeito alinhamento ao Marketing, com efeito, é a forma mais adequada de presentear e obter retorno, quanto maior a experiência ofertada no Gifting, maior o retorno.

Lembre-se do que já recitei, em referência ao texto Bíblico: “Um bom presente desobstrui a passagem para aquele que o entrega, e o conduz à presença das pessoas que decidem”. E sabe qual é meu desejo com esse texto? Que os seus clientes decidam comprar, que seus clientes decidam retornar, que seus clientes decidam que, naquele nicho de mercado é, você, a referência para eles!!!

*É administrador especialista em Metodologia do Ensino Superior






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