PORTO VELHO – O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), em Porto Velho, realizou mais de 1.400 exames de alta complexidade, desde sua reabertura ocorrida em 10 de junho. Os atendimentos são destinados aos pacientes do ambulatório de trauma ortopédico (ATO), Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, Hospital e Pronto Socorro João Paulo II e toda a rede estadual de regulação. 

Atualmente na unidade, estão sendo realizados exames de raio x e ultrassonografia. A gestão vem trabalhando para que no próximo mês iniciem os atendimentos com oferta de tomografia, e futuramente com mamografias e ressonâncias, grandes demandas da população.

A enfermeira e coordenadora do serviço, Ana Paula Santos Cruz, ressalta sobre a importância dos atendimentos do CDI. “Somos referência em exames de radiografia e ultrassonografia, com equipamentos digitais que possibilitam a entrega de exames precisos, favorecendo a rápida elucidação do diagnóstico médico”.

O CDI está localizado ao lado do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro em Porto Velho, funciona das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Conta com uma equipe de 10 técnicos de radiologia, 15 técnicos de enfermagem, 4 enfermeiros, 6 médicos ultrassonografistas, 2 médicos radiologistas e 2 biomédicos.

Para agendamentos, a população deve procurar as unidades básicas de saúde, nos setores de regulação de exames, com o pedido médico e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), onde serão encaminhados para a rede de atendimento.

Equipamentos, insumos e recursos humanos foram destinados para garantir a reabertura do centro, que anteriormente era administrado por empresa contratada. A retomada, além de celeridade para os que aguardam por vaga, trouxe economia para o estado.

O secretário adjunto Maxwendell Batista, ressalta que o Governo do Estado tem se investido cada vez mais para garantir o acesso fácil e prático na realização de exames. “Com profissionais qualificados, equipamentos de qualidade, temos o intuito de fornecer um atendimento ágil para os pacientes que aguardam uma vaga por exames”, contou o secretário.

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